Os docentes da disciplina “Sustainable Leadership: The Rainforest Perspective”, coordenada pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV EAESP, foram premiados, na terça-feira (18), com o PRME Faculty Teaching Award 2024, uma distinção das Nações Unidas que destaca pedagogias inovadoras que promovem o desenvolvimento sustentável.
O prêmio recebeu inscrições de mais de 800 instituições, representando mais de 90 países, todas parte da comunidade de escolas signatárias do PRME – Principles for Responsible Management Education. Esta iniciativa, criada pela ONU em 2007, visa integrar temas de sustentabilidade nos currículos, pesquisas, aulas e estratégias institucionais das escolas de negócios.
Criada em 2022, a disciplina “Sustainable Leadership: The Rainforest Perspective” faz parte do GNAM Week (Global Network Week), um programa de intercâmbio da Global Network for Advanced Management (GNAM), que inclui 32 escolas de negócios ao redor do mundo.
Floresta Amazônica
Durante o curso, estudantes mergulham na Floresta Amazônica, explorando formas alternativas de organização e refletindo sobre liderança sustentável, com ênfase na empatia, colaboração e gestão ambiental. Essa abordagem capacita os alunos com habilidades e mentalidades essenciais para enfrentar desafios globais.
As atividades incluem reflexões e diálogos com líderes locais, promovendo uma mudança de paradigma na concepção de liderança e ampliando as abordagens convencionais. A equipe docente é composta por:
- Fernanda Carreira (professora e criadora do curso)
- Ricardo Barretto (professor)
- Gabriela Alem (professora)
- Mayara Souza (organização e suporte)
- Julia Pacheco (diretora da área de intercâmbios)
- Marcio Halla (parceiro local – Ecotoré)
Critérios de avaliação
O PRME Faculty Teaching Award 2024 foi decidido por especialistas de escolas PRME, que avaliaram intervenções pedagógicas impactantes, contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o desenvolvimento de habilidades dos estudantes, além do alinhamento com a estrutura pedagógica Impactful Five (i5) do PRME.
Outros vencedores incluem:
- California State University – EUA (Contabilidade)
- Ross School of Business – EUA (Administração)
- Corvinus University of Budapest – Hungria (Marketing)
- Goa Institute of Management – Índia (Operações e Análise)
“O impacto do curso tem se mostrado muito profundo. Nossos estudantes não ganham apenas uma compreensão profunda sobre as várias dimensões do desenvolvimento sustentável, mas refletem criticamente sobre a necessidade de uma mudança de paradigma para conseguirmos de fato atingir os 17 ODS. Estamos falando de alunos e alunas de diversos países do mundo, que passam uma semana juntos em um barco navegando pelo Tapajós, ouvindo lideranças comunitárias, indígenas, mulheres sobre o que é ser uma liderança para sustentabilidade, algo muito diferente do que aprendem em suas escolas de negócios, muitas delas no ranking das melhores do mundo”, afirma Fernanda Carreira, criadora e professora da disciplina.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade
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