O Sistema Sagres promoveu na manhã desta quarta-feira (28) a primeira rodada de debates com os candidatos à prefeitura de Goiânia. Dividido em blocos, o debate contou com a presença de Dra. Cristina (PL), Manu Jacob (PSOL), Talles Barreto (PSDB) e Virmondes Cruvinel (Cidadania).

As perguntas foram escolhidas e direcionadas aos candidatos em formato de sorteio. Nesse modelo, a primeira candidata a participar do debate com uma resposta foi Dra. Cristina. Ela respondeu como sua administração contribuirá para o 11º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que diz respeito ao consumo e produção responsáveis.

Segundo ela, a questão vale destaque pois é um tema importante para o futuro da cidade. “Nós precisamos de incentivo. Não há como as pessoas mudarem sem incentivos”, declarou.

A candidata explicou que, caso seja eleita, uma solução que buscará para alcançar o consumo e produção responsável será em incentivos. “Incentivos fiscais, no que diz respeito a produção. Para a população, os incentivos viriam através de grandes campanhas de comunicação, campanhas do dia a dia. De uma maneira sistematizada”.

Dra. Cristina defendeu ainda que o projeto de resíduos sólidos, já discutido por ela na Câmara dos Vereadores, também é uma das soluções para o tema em questão.

Ela concluiu sua fala afirmando “produção e consumo dependem do incentivo que a prefeitura traz, da comunicação e especialmente de campanhas sérias e comprometidas com a segregação de resíduos sólidos”.

Dili Zago é estagiária do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com o Iphac e a Faculdade Araguaia, sob supervisão do jornalista Denys de Freitas.