O racismo está presente de forma estrutural na sociedade brasileira. Enfrentá-lo não é fácil, afinal há práticas que estão enraizadas em muitas ações cotidianas, por exemplo, em falas, gestos, que para alguns soa como normal, mas que na verdade reforçam condutas de discriminação étnico-racial. O combate ao racismo é o tema da Arena Repense desta semana.

Novembro é o mês da Consciência Negra. A data é celebrada em 20 de novembro e faz referência à morte de Zumbi dos Palmares que é considerado um exemplo de luta pelos direitos dos afro-brasileiros. A tomada de consciência, portanto, é um ponto de partida fundamental. Não sendo o racismo reconhecido, é como se o problema não existisse e nenhuma mudança fosse necessária

O programa acontece nesta sexta-feira, dia 10, às 15 horas, com transmissão no canal do You Tube da Sagres, com retransmissão na Sagres TV. A apresentação é de Jéssica Dias e de Samuel Straioto.

Assista ao programa

O programa

A Arena Repense é um programa do Sistema Sagres, em parceria com a Renapsi e apoio da Fundação Pró-Cerrado. A cada semana um polo da Renapsi participa, desta vez será o polo Rio Grande do Sul.

Jovens do Polo Goiás também participarão ao vivo do programa, no estúdio, fazendo perguntas aos entrevistados. A proposta é repensar esforços para cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

O tema é alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), ODS 4 – Educação de Qualidade e 10- Redução das Desigualdades.

Leia outros conteúdos da série Repense

Era da tecnologia: professor usa memes em sala de aula para incentivar aprendizado

Movimento hip hop: versos trazem esperança para jovens de periferia