A redação da segunda fase da Fuvest 2023 abordou o tema “Educação básica e formação profissional: entre a multitarefa e a reflexão”. A prova, realizada nos dias 17 e 18 deste domingo e segunda-feira, respectivamente, é parte do processo de ingresso na Universidade de São Paulo (USP).

Na etapa inicial, composta por uma prova com 90 questões de múltipla escolha em 19 de novembro, aproximadamente 30.794 alunos buscam conquistar vagas na instituição. O foco da redação foi explorar a interseção entre educação básica e formação profissional, destacando a dualidade entre multitarefa e reflexão.

Para embasar suas dissertações, os candidatos tiveram acesso a textos de apoio que apresentavam análises sociais e antropológicas do filósofo Byung-Chul Han, autor de obras como ‘Psicopolítica’ e ‘No enxame’.

A segunda fase do processo seletivo da Fuvest se desdobra em dois dias. No primeiro, os participantes enfrentam 10 questões discursivas de português e redigem a redação. Já no segundo dia, respondem a 12 questões selecionadas dentre duas a quatro disciplinas específicas relacionadas aos cursos para os quais se inscreveram.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade

Leia mais: