Começa nesta quarta-feira (20) em Brasília a 10 edição da Expocatadores. Trata-se de uma feira de negócios do cooperativismo solidário a serviço da economia circular. O evento é o principal encontro sobre gestão de resíduos sólidos e reciclagem. As inscrições estão abertas neste link.

Nesse sentido, conforme o presidente da Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Ancat), Roberto Rocha, o evento é um “verdadeiro intercâmbio de ideias e experiências com o objetivo de impulsionar o avanço sustentável do Brasil”.

“É um momento de união dos catadores e catadoras de todas as regiões do país, que vão se juntar a lideranças da categoria, representantes de empresas, autoridades públicas, pesquisadores e entidades comprometidas com o meio ambiente, em prol de uma economia circular inclusiva e da transição justa”, afirma Rocha.

O tema deste ano é o “É hora da conta fechar!”. A escolha reflete o recente desafio que a categoria enfrenta com a queda nos preços dos materiais recicláveis. Além disso, a determinação em superar históricos obstáculos e a construção de soluções inovadoras para garantir o fortalecimento dos catadores neste setor tão essencial para uma economia mais sustentável, e para a preservação do meio ambiente.

Evento conta com a presença de catadores e catadoras de todo o país (Foto: Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis-MNCR)

Esta edição aborda pontos vitais como legislações, normas e políticas públicas, bem como a estruturação e desenvolvimento dos negócios, sempre com a participação ativa de catadores e catadoras.

Ademais, o estabelecimento de uma agenda nacional de reciclagem popular, iniciativas de comprometimento ao que diz a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10), o fim dos lixões e a crise climática serão alguns dos assuntos de debate nos dois auditórios do encontro.

Quando

O evento acontece de 20 a 22 de dezembro, na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília-DF. Na terça-feira (19). A data antecede a abertura oficial da Expocatadores. Haverá a concentração dos catadores do Brasil e América Latina.

A expectativa, primeiramente, é que mais de 2 mil catadores e catadoras de materiais recicláveis de 26 estados brasileiros, além dos visitantes diários, presenciem o evento.

Também são esperados convidados especiais e autoridades. Entre eles a ministra do Meio Ambiente e Mudanças do Clima, Marina Silva e o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Costa Macêdo. Também estará presente o ministro da Economia, Fernando Haddad, entre outros.

Para conferir a programação completa e mais informações sobre a Expocatadores 2023, contudo, basta acessar este link.

Expocatadores 2023

  • (20/12) – Das 9h às 18h30
  • (21/12) – Das 9h às 19h30
  • (22/12) – Das 9h às 13h

A Expocatadores 2023 é uma iniciativa da ANCAT – Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis, MNCR – Movimento Nacional dos Catadores e UNICATADORES. O evento tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal, Itaipu, Fundação Banco do Brasil, BNDES, Sebrae, Sesi, Brasilcap, Coca-Cola, Instituto Heineken, Nestlé, Latitud R, Tetra Pak, Kubitz, BRB e Ambev.

Apoiam a Expocatadores a Reciclar pelo Brasil, o Programa Mãos Pro Futuro, o Governo do Distrito Federal, Programa Pró-Catador, Secretaria Geral da Presidência da República, o Governo Federal, CAESB, Natura e IFood.

*Este conteúdo está alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis

Leia mais

Atividades humanas geram aquecimento do planeta, segundo 78% dos brasileiros

Mudanças climáticas podem agravar quadro de doenças como dengue e zika

Década do Oceano: e-book lançado na COP 28 apresenta soluções para o desenvolvimento sustentável e as mudanças climáticas