Você já ouviu falar em educação imersiva? Proporcionar um ensino de qualidade, que vai além das metodologias tradicionais. Levar aos estudantes o conhecimento expressivo e fazer dele o protagonista no processo de aprendizado estão entre os objetivos deste método. Nesse sentido, o professor Romero Tori, do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP), criou o portal que leva o nome dessa proposta: Educação Imersiva.

“A Educação Imersiva utiliza mídias imersivas, como a realidade virtual e aumentada, aplicadas à educação. Essas tecnologias têm grande potencial educativo, pois permitem que os estudantes tenham acesso a inúmeras experiências imersivas como, por exemplo, levar um estudante de Engenharia para conhecer uma usina nuclear”, afirma Tori, em entrevista ao Jornal da USP.

Página inicial do portal Educação Imersiva (Imagem: Print screen)

O portal tem como objetivo expandir o uso de tecnologias inovadoras, ou seja, em especial as chamadas mídias imersivas. Entre elas estão a realidade virtual, realidade aumentada e games, na aprendizagem ativa. O método reafirma, desse modo, o papel da tecnologia na educação, além de desmistificar o uso de tais ferramentas como algo distante e inacessível. 

“A ideia é ir em sentido contrário a muitos blogs que apresentam os temas de maneira superficial. Não queremos apenas apresentar um passo a passo, mas reunir uma série de informações úteis tanto a professores que queiram conhecer mais das ferramentas, como usá-las e onde encontrá-las, quanto a pesquisadores que queiram se aprofundar em como está o estado da arte nessa área, além de encontrar grupos de pesquisa”, diz Tori. 

Além de se apresentar como um guia, que faz uma curadoria de ferramentas e conteúdos que incentivam o usuário a interagir e se desenvolver de maneira independente, o portal apresenta recursos criados no Interlab, frutos de pesquisas e trabalhos de conclusão.

Educação imersiva

O professor, que se dedica há mais de 20 anos a estudar o uso da tecnologia na educação, se uniu a estudantes de diferentes cursos. Entre eles os bolsistas Valber Filho (Engenharia Eletrônica – Poli), João Luiz Audissi (Engenharia de Computação – Poli), Luana Silva (Arquitetura – FAU), Cauê Ferreira (Arquitetura – FAU) e Roberta Kimberly dos Santos (Design – FAU) — para desenvolver o portal interdisciplinar, que reúne materiais de Realidade VirtualRealidade AumentadaMetaverso e Vídeos Imersivos para educação. 

Em Educação Imersiva, é possível encontrar uma gama de materiais em multimídia, incluindo vídeos, tutoriais, artigos, livros e catálogos de produtos e ferramentas. A proposta é oferecer aos usuários um canal educativo acessível com um conteúdo qualificado e aprofundado. Além disso, mesmo que tenha como enfoque profissionais da área educacional, também agrega informações e materiais que podem ser utilizados pelo público em geral. Estudantes que tenham interesse em expandir seus conhecimentos sobre o tema também podem utilizar o site. 

Ademais, Tori levanta a necessidade de se apropriar da tecnologia de maneira consciente e construtiva, bem como da importância de fomentar iniciativas que ajudem a manter e ampliar a participação da USP no mapa da inovação.

“A USP tem cursos que estão entre os melhores colocados nos rankings mundiais. É necessário buscarmos sempre a excelência e uma aproximação cada vez maior da sociedade. Ao mesmo tempo que divulgamos os conhecimentos desenvolvidos aqui dentro, o retorno e as contribuições vindas do público atingido serão fomentadoras de melhorias nas pesquisas que realizamos e nos conteúdos que publicamos”, conclui.  

Com informações do Jornal da USP

Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) ODS 04 – Educação de Qualidade

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