O Ministério da Educação (MEC) está realizando a segunda reunião do Grupo de Trabalho de Educação do G20 com destaque para o desenvolvimento sustentável e os recursos digitais. O tema do encontro é “Conectando gestores de plataformas de recursos digitais: O compartilhamento de conteúdo educacional sobre Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS)”. 

Participam da reunião os delegados dos países que compõem o G20 e a Unesco, o Unicef, a Organização de Estados Ibero-americanos, o Fórum Global dos Estudantes, o Banco Mundial, entre outros. Do MEC estão presentes presencialmente a coordenadora-geral de Tecnologia e Inovação da Educação Básica, Ana Úngari Dal Fabbro e Rita Silvana dos Santos, coordenadora-geral de Educação Ambiental para a Diversidade e Sustentabilidade da Secadi.

O Ministro da Educação, Camilo Santana e Kátia Schweickardt, secretária de Educação Básica, participaram brevemente de maneira virtual. Na ocasião, então, o ministro ressaltou a importância do encontro e a necessidade de caminhos concretos para os desafios educacionais do mundo.

“Cada um de vocês pode tirar lições próprias desse contato com os recursos digitais de outros países. Porém, a expectativa que recai sobre vocês é maior”, disse.

Percepções

A reunião começou na segunda-feira (8) e termina nesta terça-feira, (9), na Casa Firjan, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Então, o evento traz percepções e experiências do uso de recursos digitais na promoção da educação para o desenvolvimento sustentável de 31 delegações.

As reuniões da educação em torno do G20 seguem a proposta do Brasil enquanto presidente do bloco. Portanto, a construção de um mundo justo e um planeta sustentável.

É dentro dessa proposta que estão as discussões dos recursos digitais e do desenvolvimento sustentável na educação. Cada delegação apresentou o que estão fazendo em seus países. Assim, ficou claro que há um consenso de que os recursos educacionais digitais ajudam na aprendizagem e fomentam iniciativas de educação para o desenvolvimento sustentável.

“Ouvimos as delegações, que apresentaram suas boas práticas, mas também os desafios que enfrentam nacionalmente”, disse Francisco Figueiredo, assessor especial para Assuntos Internacionais do MEC.

Brasil

O Brasil apresentou aos demais países o Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC (Avamec) e a Plataforma MEC de Recursos Educacionais Digitais (MECRED). Ressaltou a parceria da educação brasileira com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO-Brasil) e as iniciativas de formação dos professores para a educação midiática e ambiental.

Na questão da sustentabilidade, o país destacou os materiais de aperfeiçoamento na área de educação ambiental e justiça climática e a 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) que teve o tema “Vamos transformar o Brasil com educação e justiça climática”.  

Debate e cooperação

Ana Úngari Dal Fabbro destacou que os países têm desafios comuns em relação à educação digital e que, portanto, a colaboração e as estratégias conjuntas em relação às plataformas digitais são importantes para o G20.

“Há espaço para colaboração entre os países em áreas como estratégias para o desenvolvimento de plataformas, incluindo o uso de inteligência artificial, bem como regulamentação de segurança de dados de professores e estudantes, critérios para a curadoria de recursos educacionais digitais e normas sobre o uso ético de inteligência artificial na educação”, afirmou. 

A próxima reunião do GT Educação do G20 será em Fortaleza (CE), no mês de outubro. A Cúpula do G20 está marcada para os dias 18 e 19 de novembro de 2024, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o 04 – Educação de qualidade.

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