O empreendedor social brasileiro e presidente da Ong Renovatio e do negócio social Verbem, Ralf Toenjes, foi eleito um dos 17 jovens que compõem a turma de 2020 do Programa Jovens Líderes para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). A honraria foi conquistada por meio de um projeto que consiste na doação de óculos para pacientes do Sistema Único de Saúde (SES-GO).
“A gente é a maior Ong de saúde oftalmológioprivada do Brasil, pois a gente nunca recebeu recurso público, então 100% com recursos de empresas e pessoas físicas. Isso fez com que a gente levasse no últimos seis anos atendimento para mais 150 mil pessoas no Brasil em 21 estados, também Moçambique, Haiti e Índia”, enumera.
O trabalho da Ong abrange um dos 17 ODSs da Agenda 2030 da ONU, Saúde em Bem-Estar. Segundo Toenjes, os óculos são de tecnologia alemã, a Good Vision Glasses. A ideia nasceu quando ele ainda estava na faculdade, cursando três cursos ao mesmo tempo: Direito, Economia e Administração. Deu tão certo que hoje a produção é feita em larga escala.
“A gente tem hoje carretas e ônibus que viajam o Brasil pelos lugares mais carentes. A gente promove o atendimento oftalmológico e exame de vista completos e a doação do óculos na hora”, afirma.
A ação de Rafael Toenjes foi um dos 7 mil projetos internacional voltados para a erradicação da pobreza, combate às mudanças climáticas e redução das desigualdades. Segundo o empreendedor social, a situação do Brasil é muito proecupante quando o assunto é saúde visual.
“Hoje, 71% dos municípios do Brasil não possuem médico oftalmologista, nem público nem privado. Sete em cada dez municípios do Brasil não têm sequer acesso a algum mecanismo de saúde visual”, afirma.
Saiba mais, confira a entrevista na íntegra a seguir