Eleitores de todo o país têm até a próxima quarta-feira, dia 8 de maio para regularizar a situação eleitoral, solicitar a transferência de domicílio eleitoral e atualizar dados cadastrais. Após o prazo, o cadastro do eleitorado estará fechado para a organização das eleições municipais deste ano.

As pessoas que ainda não têm o título de eleitor e desejam participar das eleições deste ano devem requerer o documento diretamente no cartório eleitoral mais próximo, inclusive para a coleta da biometria.

Consulte o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do estado ou a unidade da Justiça Eleitoral da localidade em que reside para verificar se é necessário agendar o atendimento presencial.

O título de eleitor pode ser cancelado por diversos motivos; entre eles, falecimento, ausência à votação em três eleições consecutivas sem apresentar justificativa e não comparecimento à revisão do eleitorado no município onde se vota. Vale destacar que o TSE não envia nenhum comunicado informando o cancelamento.

Em Goiânia, uma imensa fila já se formava no cartório eleitoral situado na área do Tribunal Regional do Trabalho 18ª Região nesta sexta-feira.

Biometria

Desde o dia 8 de abril, os serviços on-line estão suspensos para eleitoras e eleitores sem biometria. Ou seja, para essas pessoas o atendimento ocorrer exclusivamente de forma presencial.

Quem está com as digitais e foto cadastradas pode continuar utilizando o Autoatendimento Eleitoral até o fechamento do cadastro (8 de maio).

Alistamento Eleitoral

Para o alistamento eleitoral, há a exigência dos seguintes documentos (digitalizados ou fotografados):

  • Documento oficial de identidade com foto (frente e verso);
  • Comprovante de residência recente (no caso de transferência, prazo mínimo de três meses de residência no novo endereço);
  • Comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral, quando houver débito.
  • Comprovante de quitação do serviço militar, para o alistamento, sendo o requerente do sexo masculino.
  • Uma foto estilo selfie, em que a pessoa aparece segurando o documento oficial de identificação ao lado da face. Não devem ser utilizados acessórios que dificultem reconhecer o rosto.

Clique aqui para outros serviços eleitorais

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.