Nesta terça-feira a Federação Goiana de Futebol (FGF) divulgou o resultado do sorteio da arbitragem para a 4ª rodada do Goianão, a lista tem a presença de Paulo César de Oliveira, árbitro do quadro FIFA de São Paulo, que apitará a partida entre Itumbiara e Goiás, em Itumbiara.

A reportagem da Rádio 730, conversou com o presidente do Sindicato dos árbitros de futebol de Goiás (SAFEGO), Elmo Resende, sobre o assunto. Elmo revelou que a presença de árbitros de fora no Campeonato Goiano já havia sido discutida entre a FGF, comitê de arbitragem e sindicato. O juiz revelou que não concorda com a decisão, assim como grande parte do quadro de arbitragem.

“Acho que não havia necessidade, nós estamos no dia a dia sob sol e sob chuva nos nossos treinamentos físicos e técnicos. Estamos tendo oportunidades e nelas nós estamos dando a resposta de forma bastante positiva”, confirmou.

O quadro de arbitragem goiano contém árbitros do quadro da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) como o próprio Elmo Resende e Cléber Vaz e André Luiz Castro aspirante à FIFA, além do auxiliar Fabrício Vilarinho que é do quadro da Fifa. Elmo destacou a qualidade dos árbitros goianos, que tiveram boas atuações nas primeiras rodadas do Goianão e por isso não vê necessidade de importar árbitros.

Elmo destaca que em uma reunião com André Pitta, presidente da federação em que ele revelou a vontade de trazer árbitros de fora, quase todos os árbitros se mostraram contrários a ideia. “Nós nos posicionamos de forma contrária a opinião deles porque achamos que não havia necessidade de tal prática, o comitê técnico também se pronunciou de forma contrária a da federação. Todavia foi nos sugerido que pudéssemos ter alguns árbitros de fora para trabalhar no campeonato”, comentou Elmo.

Apesar das posições contrarias ficou decido que dois árbitros de fora iriam atuar durante o Goianão.

“O sindicato se reuniu com os árbitros e ficou assim decidido naquela oportunidade, que a federação iria fazer um convite para dois árbitros, estes da FIFA, só dois, um nome é o Paulo César o outro eu não tenho conhecimento. E teríamos a migração do Wilton Pereira de Sampaio que deixou o quadro de Brasília e está participando com a gente no Campeonato Goiano”, explicou.