O zagueiro Rafael Tolói, revelado nas categorias de base do Goiás e vendido ao São Paulo em 2012, vai defender o seu terceiro time na carreira: a poderosa Roma, da Itália. A negociação foi concluída na tarde desta quinta-feira (30), mas ainda não foi confirmada pela diretoria do clube paulista. Mesmo assim, o zagueiro deve embarcar ainda hoje para a Itália, onde vai assinar com time de Roma até o fim do ano, por empréstimo com opção de compra ao fim do vínculo.

Caso o time italiano opte por exercer a cláusula de compra no fim do ano e adquira os direitos federativos do atleta, o Goiás terá direto a 25% do valor total da transação. Isso porque o clube esmeraldino, ao vender o jogador para o São Paulo, acertou sua participação em caso de vendas futuras. Além disso, o Goiás tem direito também por ser o clube formador de Rafael Tolói.

A negociação foi conduzida nos moldes da que levou Marquinos, revelação corinthiana, à capital italiana. Na ocasião, os romanos se deram bem: compraram o zagueiro por 5 milhões de euros e venderam por 35 para o PSG. O jogador não era aproveitado por Tite, assim como Rafael Tolói, que era preterido por Muricy Ramalho. O defensor de 23 anos deixa o São Paulo em baixa, amargando a reserva de Antônio Carlos e Rodrigo Caio. Em 2013 foi titular boa parte da temporada,  sob comando de Ney Franco e Paulo Autuori.