O governador Marconi Perillo (PSDB) esteve reunido nesta sexta-feira (26) em Brasília-DF com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, além da comitiva de governadores do Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

A audiência teve como objetivo tratar do cronograma de pagamentos da renegociação da dívida dos Estados. Perillo solicitou ao ministro o calendário de proventos referentes ao Fundo de Exportações (FEX), em função da desoneração da Lei Kandir, que dispõe sobre impostos dos estados e do DF, nas operações relativas à circulação de mercadorias e serviços (ICMS).

Perillo solicitou também ao ministro que fosse aberto um limite para operações de crédito. Meirelles afirmou que o limite já existe para as unidades da federação que tiverem o chamado “rating B”, ou, classificação de risco.

Esta foi a segunda reunião do governador com o ministro da Fazenda, após acordo de renegociação das dívidas estaduais com o presidente da República em exercício, Michel Temer (PMDB), a partir do qual os estados terão um alongamento de suas dívidas por 20 anos.

Desta forma, o valor devido ficaria dividido em 240 meses. Somente o estado de Goiás vai deixar de pagar à União este ano cerca de R$ 1 bilhão. O total da dívida goiana é cerca de 17 vezes superior a este valor.

marconisextasd