Na tarde deste domingo (6), a Aparecidense foi o último clube goiano a entrar em campo pela primeira rodada da Série D e o único a vencer na estreia no Campeonato Brasileiro. Em casa, no estádio Annibal Batista de Toledo, a equipe bateu o Nova Mutum-MT por 3 a 1, com gols de Marinho, Lelo e Elias, enquanto Matheus marcou para os visitantes.

Com o resultado, a Aparecidense assumiu a liderança do Grupo A5, com três pontos, à frente do Gama-DF pelo critério de desempate. Os times, inclusive, se enfrentam na próxima rodada, no sábado (12), às 15h, no Distrito Federal. Marcado para o Mané Garrincha, que será palco da Copa América a partir da próxima semana, o jogo deve acontecer no estádio Ciro Machado, o Defelê, na Vila Planalto, em Brasília.

Sagres TV: assista à reportagem de Rafael Bessa

Detalhes do jogo

Superior no primeiro tempo, o time anfitrião abriu o placar aos 37 minutos, com Pedro Marinho, atacante emprestado pelo Goiás. Após passe de Bruno Henrique, o camisa 11 fez jogada na entrada da área e teve chute desviado antes de balançar as redes. Protagonista no jogo, Marinho participou do segundo gol, marcado no 1º minuto da etapa final, quando levantou a bola na área e Adriel ajeitou para Lelo completar a jogada.

Depois de recuar com a vantagem no placar, a Aparecidense sofreu uma pressão no Nova Mutum, que descontou com Matheus após confusão na área, aos 28 minutos do segundo tempo. Gol que ligou o alerta do time da casa, que retomou o controle do jogo e voltou a ampliar o marcador aos 39. Depois de cobrança de falta lateral, o experiente Elias completou de cabeça e marcou o terceiro gol, fechando o placar.

Desfalcada após surto de covid-19 no elenco, a Aparecidense contou com apenas cinco jogadores no banco de reservas. Na beira do gramado, o ex-volante Lusmar substituiu o treinador Thiago Carvalho, em recuperação após ter sido infectado com o coronavírus. Além do comandante técnico, também não participaram do jogo o zagueiro Lucas Gazal, o volante Mutuca e os meias-atacantes Roberto e Rafa Marcos.

Confira a análise de José Carlos Lopes sobre o jogo

Campeonato Brasileiro da Série D – 1ª rodada (Grupo A5)

5 de junho de 2021 (sábado)
Brasiliense 1-1 Goianésia – 15h – Defelê, Brasília (DF)
Jaraguá 1-3 Gama – 15h30 – Amintas de Freitas, Jaraguá (GO)

6 de junho de 2021 (domingo)
União 1-1 Porto Velho – 16h – Luthero Lopes, Rondonópolis (MT)

Ficha técnica: Aparecidense 3-1 Nova Mutum

Data e horário: 6 de junho de 2021 (domingo), às 16h
Local: estádio Annibal Batista de Toledo, em Aparecida de Goiânia (GO)

Gols

Aparecidense: Marinho (1-0, 37’ 1ºT), Lelo (2-0, 1’ 2ºT) e Elias (3-1, 39’ 2ºT)
Nova Mutum: Matheus (2-1, 28’ 2ºT)

Arbitragem

Árbitro: Gustavo Ramos Melo (PA)
Assistentes: Márcio Soares Maciel (GO) e Tiego Henrique dos Santos Braga (GO)
Quarto árbitro: Osimar Moreira (GO)

Escalações

Aparecidense: Pedro Henrique (Weverton); Adriel, Rafael Goiano, Wesley Matos e Rodrigues; Bruno Henrique e Rodriguinho; David, Negueba (Rafael Cruz) e Marinho (Caio); Lelo (Elias). Treinador: Lusmar

Nova Mutum: Gabriel Oliveira; Michael, Taison, Sávio e Gustavo Nogy; Léo Campos (Bruno Domingues) e Jonathan Cabeça; Higor Rosa (Romário), Rafinha (Jhonathan Moc) e Hugo (Cadinho); Felipe Augusto (Matheus). Treinador: William De Mattia