De volta para casa depois de duas partidas fora de Goiânia, a última para o Flamengo, na última terça-feira (13), que ampliou ainda mais a má fase da equipe no Campeonato Brasileiro, o Goiás recebe o Bahia nesta sexta-feira (16), às 20h. A partida, que acontece no estádio Hailé Pinheiro, é válida pela 16ª rodada da Série A.

Goiás

Sob o comando do treinador Enderson Moreira, que assumiu o comando da equipe há pouco mais de duas semanas, a equipe vive a sua pior sequência no Brasileirão. Nos últimos quatro jogos, derrotas para Fluminense, Santos, Atlético Mineiro e Flamengo. Não bastasse o retrospecto recente ruim, os esmeraldinos já amargaram a última posição do campeonato por oito rodadas no primeiro turno.

Sem tempo para descanso, este será o quinto jogo para o time em 12 dias. Inclusive, depois de terça-feira, os jogadores tiveram um trabalho de recuperação na quarta e somente um treinamento visando o jogo desta noite. Além do mais, são oito atletas no departamento médico: o lateral-direito Yago Rocha, os volantes Gilberto Júnior e Sandro e os atacantes Henrique Almeida, Kevin Quevedo, Lucão, Mike, Victor Andrade.

Breno, que fraturou o nariz na partida contra o Flamengo, não precisará de cirurgia, porém tem um inchaço na região e precisará utilizar uma máscara protetora. Sua presença, portanto, é incerta. Por outro lado, ainda no meio de campo, Sebastián Salazar, livre de suspensão, e Ariel Cabral, regularizado na quinta-feira, foram relacionados, assim como o centroavante Fernandão. Já o volante Gustavo Blanco deve estar liberado somente contra o Botafogo, na segunda-feira (19).

Bahia

Depois de estrear com três derrotas seguidas, Mano Menezes conseguiu uma breve recuperação no comando técnico do Bahia, com duas vitórias em três partidas, sobre Botafogo e Vasco da Gama. No último jogo, contudo, contra o Fluminense, voltou a ser superado. Assim como o Goiás, o tricolor baiano também está na zona de rebaixamento, na 17ª posição, com 15 pontos.

Desde quarta-feira na capital goiana, a equipe fez a sua última atividade antes do jogo na quinta, no CT do Dragão, do Atlético Goianiense. Os únicos desfalques para o treinador são o lateral-direito João Pedro, que segue recuperação após cirurgia no joelho esquerdo, e o meia-atacante Rodriguinho, que também faz trabalho de recuperação de uma fissura no pé. Quem retorna é o volante Ronaldo, fora contra o Fluminense por uma virose.

Os laterais Nino Paraíba, este já presente na última partida, e Zeca, de volta após um mês ausente por problemas pessoais, estão à disposição de Mano Menezes, que, de qualquer forma, deve seguir com o zagueiro Ernando, revelado pelo Goiás, improvisado na direita. Elias, que chegou a negociar com a diretoria esmeraldina em agosto, foi poupado no último trabalho em Salvador, treinou normalmente em Goiânia e deve ser titular.

Campeonato Brasileiro da Série A – 16ª rodada

14 de outubro de 2020 (quarta-feira)
Palmeiras 1-3 Coritiba – Allianz Parque, São Paulo (SP)
Grêmio 3-1 Botafogo – Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS)
Santos 0-1 Atlético Goianiense – Vila Belmiro, Santos (SP)
Atlético Mineiro 1-1 Fluminense – Mineirão, Belo Horizonte (MG)
Athletico Paranaense 0-1 Corinthians – Arena da Baixada, Curitiba (PR)
Sport 3-5 Internacional – Ilha do Retiro, Recife (PE)

15 de outubro de 2020 (quinta-feira)
Flamengo 1-1 Red Bull Bragantino – Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)

Adiados (a definir)
Vasco da Gama x Fortaleza – São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Ceará x São Paulo – Arena Castelão, Fortaleza (CE)

Ficha técnica: Goiás x Bahia

Data e horário: 16 de outubro de 2020 (sexta-feira), às 20h
Local: estádio Hailé Pinheiro, em Goiânia (GO)

Prováveis escalações

Goiás: Tadeu; Edilson, David Duarte, Fábio Sanches e Caju; Daniel Bessa e Ratinho; Keko Villalva, Shaylon e Vinícius Lopes; Rafael Moura. Treinador: Enderson Moreira

Bahia: Douglas; Ernando, Lucas Fonseca, Juninho e Juninho Capixaba; Elias, Gregore e Daniel; Rossi, Gilberto e Clayson. Treinador: Mano Menezes

Arbitragem

Árbitro: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ)
Assistentes: Thiago Henrique Neto (RJ) e Daniel Parro (RJ)
Quarto árbitro: Anderson Gonçalves (GO)
Árbitro de vídeo: Pathrice Wallace Corrêa (RJ)