Acontece neste sábado o I Fórum Temático Sobre AIDS de Goiânia. O evento está sendo realizado no Centro de Referência Estadual da Igualdade, na Avenida Goiás. O infectologista, Boaventura Braz de Queiroz, diretor geral do Hospital de Doenças Tropicais, será um dos debatedores.

O fórum será composto por uma mesa que debaterá sobre prevenção, diagnóstico e tratamento da AIDS. O evento tem o objetivo de discutir o panorama da doença no Estado e abordagens para a redução da prevalência da AIDS, especialmente entre jovens homossexuais.

O Doutor Boaventura alerta para a importância da descoberta da infecção logo no início. “A pessoa sabendo que é portadora do vírus, ela terá um problema para administrar,” avisa. O médico revela que mais de 60% dos óbitos em decorrência da AIDS no primeiro semestre deste ano, no Hospital de Doenças Tropicais, foram de pacientes que descobriram a doença tardiamente.

Os jovens homossexuais são o grupo de maior incidência da doença. De acordo com médico isto serve de alerta, para que este grupo procure fazer os testes de HIV. Boaventura reforça que a doença permanece na sociedade e pede o uso de preservativos nas relações tanto homo como heterossexuais.

Os testes de HIV podem ser realizados em Centros de Testagem e Aconselhamento em várias regiões do Estado de forma gratuita. O tratamento para os soro positivo é realizado no Hospital de Doenças Tropicais, em Goiânia.