Depois de um ano longe de Goiânia, Lucão está de volta ao clube que se destacou em 2018, quando foi artilheiro do Goiás naquela temporada com 21 gols, 16 deles na Série B, em que a equipe esmeraldina conquistou o acesso para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Aos 28 anos, o atacante diz não se arrepender das escolhas que fez desde a saída e agora espera recuperar a forma de antes.
“Futebol é assim, às vezes buscamos novos ares e acaba não dando certo. Fui muito feliz aqui e claro que poderia ter permanecido, mas naquele momento optei por sair e poder fazer um ‘pé-de-meia’ para proteger a minha família. Infelizmente foi um ano atípico, acabei não jogando, machuquei e quando voltei tinham outros em melhor momento. Mas faz parte do futebol, sou grato por estar aqui de volta e ter mais essa oportunidade, mas não me arrependo. Foi uma escolha que fiz, naquele momento era o que melhor achei”, avalia.
Lucão de volta ao Goiás (Foto: Rosiron Rodrigues/GEC)
Nesta temporada, o centroavante terá maior concorrência por um lugar no ataque, inclusive de Rafael Moura. Sobre como jogar ao lado do companheiro de equipe, ressalta que “isso fica a critério do Ney (Franco), somos dois jogadores de presença de área, também temos o Henrique (Almeida). Mas o futebol hoje é dinâmico, temos que cumprir funções dentro de campo. Espero poder ajudar como em 2018, dar o meu melhor, brigar pela titularidade e colocar o Goiás em um quadro de igualdade com os outros times”.
Por outro lado, desta vez Lucão não terá seu parceiro da primeira passagem: Michael, eleito a revelação do último Campeonato Brasileiro e vendido ao Flamengo. “É um grande companheiro que também deslanchou. É muito merecedor e estou muito feliz por tudo que ele vem conquistando. Era um cara que me dava muito bem, tanto dentro quanto fora de campo. Agora vai ser um adversário, mas tenho certeza que todos que estão chegando, os que estão subindo e os que permaneceram têm condições de suprir da forma que o Ney nos utilizar”, salienta.
Apesar de Lucão e Rafael Moura terem características similares, Ney Franco tem feito experimentos na pré-temporada com os dois juntos, com Lucão deslocado pelo lado. O atacante destaca que “já joguei um tempo com um centroavante, então estou habituado. Em questão dentro de campo, não vou falar porque senão vou entregar ‘de mão beijada’ para os outros, mas vamos trabalhar duro e espero que case a melhor forma que o Ney está propondo para irmos fortes em todas as competições”.
Por falar no treinador, o mesmo que de 2018, Lucão lembra com muita gratidão o espaço que teve na época. “Quando estamos em um ambiente bom de trabalho, com pessoas que consideramos um ídolo, um cara que é uma referência não apenas para mim, mas no futebol brasileiro, é uma motivação a mais e isso me dá muita confiança. Não por ter cadeira cativa, mas por honrar o tamanho da responsabilidade que tenho, porque fui uma aposta de muitas poucas pessoas e o Ney foi uma dessas que apostou em mim”, frisa.
A primeira partida do Goiás em 2020 será nesta quinta-feira (23), às 20h30, no estádio Hailé Pinheiro, contra a Aparecidense, pela primeira rodada do Campeonato Goiano. O atacante afirma que “na parte física, me cuidei bastante e estou tendo uma facilidade maior nos treinos nesta pré-temporada. Estamos diante de uma equipe muito boa, a Aparecidense sempre faz bons campeonatos e mantém uma base, e acho que esse jogo vai ser de muita entrega, porque vamos ter que superar essa parte física que ainda não está ‘afiada’”.













