A primeira diretoria da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Estado de Goiás (Fessanta) foi empossada na segunda-feira (15). Eleita em 27 de julho, a presidente da entidade é a médica e superintendente geral da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, Irani Ribeiro de Moura.

Assista a entrevista na íntegra:

A nível nacional, existe a Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB). Em entrevista à Sagres, Moura explicou que a federação goiana reunirá as entidades do estado para fortalecer o trabalho e buscar recursos para realizá-lo.

“Precisamos nos unir para que possamos lutar pelos nossos objetivos que é atender a população com humanização e qualidade. Os nossos problemas são os mesmos, falta de recursos, trabalhamos com uma tabela altamente defasada e o que recebemos não está pagando um terço do valor da assistência e, principalmente, depois da pandemia os medicamentos, insumos, materiais aumentaram bastante.

A presidente da Fessanta relatou que os hospitais filantrópicos e as Santas Casas  trabalham com muita dificuldade e avaliou que juntas as entidades podem traçar um planejamento para conseguir mais recursos e ampliar a assistência para as pessoas que precisam do SUS.

“Continuamos trabalhando com muita dificuldade, sempre no vermelho, porque o que prestamos, os procedimentos, cirurgias e atendimentos, realmente recebemos muito pouco pelo governo federal. Aqui em Goiás, graças a Deus, fechamos um convênio com o governo estadual e que nos ajuda bastante. Por isso que ainda estamos funcionando. Mas realmente é com muita dificuldade financeira que nós trabalhamos”, disse.

Irani Ribeiro Moura afirmou que o objetivo da federação é conseguir recursos para manter as Santas Casas e os hospitais filantrópicos abertos.

“Temos 13 instituições já na federação, juntas somos responsáveis por 1,5 mil leitos, realizamos mais de 100 mil internações, mais de 30 mil cirurgias e a cada dia você melhora a qualidade da assistência e você é mais procurado”, destacou. 

A Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Estado de Goiás foi criada oficialmente em  5 de julho e é a 19ª Federação de Santas Casas do Brasil. 

Confira a composição da primeira diretoria da Fessanta:

Presidente:  Dra. Irani Ribeiro de Moura (Santa Casa de Misericórdia de Goiânia)

Vice-presidente: Padre Clayton Bergamo (Santa Casa de Anápolis)

Diretor Administrativo: Dr. Wagner Miranda (HCG – Hospital de Câncer Francisco Camargo)

Diretor Financeiro: Dr. Cláudio Francisco Cabral (Hospital de Câncer Araújo Jorge)

Diretor-secretário: Empresário Zander Campos da Silva (Fundação Banco de Olhos de Goiás)

Leia mais: