Com início nesta segunda-feira (15), quatro bairros de Goiânia recebem a Semana da Justiça pela Paz em Casa, promovida pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO). A programação conta com palestras com juízes e servidoras do TJGO, atendimentos jurídicos e psicológicos, serviços de saúde e cuidados pessoais. Haverá ainda atividades voltadas para o público infantil.

Assista à matéria completa:

Em entrevista à Sagres, o vice-coordenador da Coordenadoria da Mulher do TJGO, Vitor Umbelino, afirmou que o evento é totalmente voltado para a comunidade, com atendimentos gratuitos. “As mulheres em situação de violência doméstica ou que queiram conhecer um pouco mais sobre o assunto terão essa oportunidade, porque nós estaremos nos bairros falando sobre o Programa da Violência contra Mulher e as formas de violência que podem se apresentar contra essa mulher”, destacou.

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, houve aumento na maioria das áreas de violência, se comparadas ao ano passado, exceto nos quesitos ameaça e lesão corporal. Aumentaram os crimes como feminicídio, estupro e crimes contra a honra, que é quando ocorrem calunia, difamação e injuria. Somando todas as áreas, de janeiro a junho de 2022, foram registradas mais de 18,3 mil ocorrências. A alta nesses casos acende o alerta sobre a proteção e cuidado com essas vítimas.

“Agora, nós estamos indo até elas para possibilitar uma melhor comunicação. Às vezes, nós publicamos muito nas redes sociais, têm as entrevistas, as palestras online, mas nós não alcançamos um determinado público que a gente quer alcançar. Acreditamos que, agora, indo para os bairros, nós vamos poder conversar diretamente com essas mulheres que são vítimas de violência doméstica e familiar e muitas vezes não sabem por falta de informação. Vamos encurtar esse canal de comunicação”, projetou Vitor.

Confira o cronograma:

16 de agosto: Ação na Escola Municipal Patrícia Rodrigues de Paiva, no setor Residencial Vale dos Sonhos I

17 de agosto: Ação na Escola Pedro Xavier Teixeira, no Conjunto Cachoeira Dourada

18 de agosto: Ação na Escola Estadual da Polícia Militar de Goiás, no Jardim Guanabara

19 de agosto: Encerramento na Escola Estadual Cora Coralina, na Vila Redenção

Em todos os locais os atendimentos serão realizados das 14h às 17h, com palestras a partir das 19h, quando será debatido sobre os tipos e o ciclo da Violência Doméstica e Familiar Contra as Mulheres.

Leia mais:

Saiba quem são os candidatos à Presidência nas eleições 2022

Campanha eleitoral começa nas ruas do país, nesta terça, 16

“Pulverização de candidaturas ao Senado dá vantagem a Marconi”, afirma Jalles Fontoura