Os lojistas que desejarem participar do Dia Livre de Impostos (DLI) já podem se cadastrar gratuitamente no site do evento. A ação, criada em 2003 e que acontece no dia 02 de junho em todo o território nacional, é uma forma de protesto contra a alta carga tributária brasileira. Na data, as empresas comercializam mercadorias sem repassar ao consumidor o valor dos impostos.

Em alguns casos, os descontos podem chegar a 70% sobre o valor final do produto. O DLI é realizado anualmente pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), com apoio da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) Jovem.

“O DLI é uma forma de protesto que o empresário tem de mostrar o quão é pesada essa carga tributária, o que dificulta o crescimento das empresas, a questão do investimento, geração de novos empregos formais e também um melhor preço para o consumidor”, destacou a gerente administrativa e financeira da CDL, Hélia Gonçalves.

Com adesão gratuita, a expectativa dos organizadores é que mais de 500 empresas goianas participem do protesto em 2022. Em 2021, mais de 15 mil varejistas de 26 estados participaram da ação.

“A plataforma também pode ser usada para o lojista assinar o manifesto contra essa alta carga tributária, que vem impactando desde a indústria até o setor de comércio e serviços”, reforçou Hélia Gonçalves.

O lojista que se inscrever também poderá cadastrar seus produtos na plataforma de marketplace do evento. “Todos os produtos que estiverem na plataforma estarão livres de impostos. Esses encargos serão por conta do participante da campanha”, explicou Hélia Gonçalves.

Leia mais: