A Enel Distribuição Goiás, retomou o projeto Troca de Lâmpadas com um novo formato. A iniciativa que estimula o uso de lâmpadas eficientes e que consomem menos energia, não ficará em um local fixo, para evitar aglomeração, devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Agora, os agentes da Enel estão percorrendo a vizinhança de entidades beneficiadas pelo Programa Luz Solidária Enel, tomando todos os cuidados necessários para evitar a propagação da Covid-19.

Segundo João Alexandre, responsável pelo projeto, a mudança foi necessária para se adaptar ao cenário que vivemos hoje. “Adaptamos a nosso forma de atuação para estarmos indo até a casa do cliente para fazer essa troca de lâmpada. Isso é um desdobramento do projeto solidário, onde a gente consegue fazer a troca para ajudar os nossos consumidores a terem uma redução na sua conta de energia”, afirma.

Conforme informado, cada cliente poderá trocar até seis lâmpadas incandescentes ou fluorescentes (exceto modelos tubulares), que têm alto consumo de energia, por outras de LED, que podem alcançar uma economia de até 80% na conta de luz. “Se tirarmos aquelas lâmpadas incandescentes, aquelas que é luz amarela, a gente consegue sair de uma potência de 60w, para uma lâmpada de 6w. É uma redução muito considerável e, se a gente fizer a troca das lâmpadas em uma casa inteira, a gente consegue ter uma redução de 20% a 15% da conta de energia”, ressalta João Alexandre.

Lâmpada LED

São as lâmpadas mais moderna do mercado. São totalmente eletrônicas, compostas de um ou mais diodos emissores de luz, ou seja, semicondutores elétricos fabricados com arseneto de alumínio e gálio. A vantagem dessa lâmpada é por ser muito econômica, não emite calor e ter longa durabilidade. Já sua desvantagem é o custo bastante elevado se comparado com os demais modelos.

Lâmpada fluorescente

Essa é a lâmpada “meio termo”, em modelos tubulares ou compactos, elas possuem vida útil em torno de 8000 horas. A corrente elétrica emite radiação ao passar por uma mistura de gases e vapor de mercúrio, que fica dentro do tubo. Esse tubo é revestido por um fósforo que transforma a radiação em luz visível. Sua vantagem é por ser eficiente energeticamente, consome menos energia do que os modelos incandescentes; e emite luz branca. A desvantagem é por ser altamente poluente por ter mercúrio e fósforo, ainda consomem mais energia que as lâmpadas de LED e duram bem menos.

Lâmpada incandescente

Essa é a lâmpada com o menor preço e o maior gasto do mercado. Ela se caracteriza por converter a energia em luz e calor, o que faz com que consuma mais. Apenas 5% da energia gerada é convertida em luz. Os 95% restantes são transformados em calor, o que explica o grande desperdício que geram. A sua única ventagem é que ela gera muita luz, mas as desvantagens são a vida útil reduzida, o que acaba impactando no preço; esquenta muito; e consome mais energia elétrica.

Projeto

A partir disso, é fácil entender a importância desse projeto. Só nesta semana, cerca de 3 mil lâmpadas foram trocadas no entorno do Instituto Inovação, no Jardim Curitiba 3; aos arredores da Associação de Idosos do Jardim Balneário Meia Ponte; e na vizinhança do Grupo Fraterno de Assistência Social, na Vila Finsocial. Na próxima segunda-feira (10), os agentes da Enel, estarão no entorno da Casa de Apoio e Prevenção as Pessoas com Doenças Degenerativas, no Parque Amazônia, e na quarta-feira (12), será atendido o entorno da Associação Semente da Vida, no Residencial Itaipú.

Atualmente, o foco do projeto é apenas a região da capital, mas João Alexandre afirma que futuramente será expandido. “Estamos fazendo uma programação não só para Goiânia, mas também para o interior do estado. A gente já tem programação para Aparecida de Goiânia, Anápolis, Trindade… só não temos essa agende fechada ainda, mas no primeiro momento que a gente conseguir fechar ela, a gente vai repassar para ser divulgado.”

Luz Solidária

Nos três ciclos já concluídos em Goiás, o Luz Solidária trocou cerca de 32 mil lâmpadas ineficientes por lâmpadas LED e beneficiou 141 instituições com mais de R$ 4,8 milhões em doações para o desenvolvimento de projetos sociais voltados para a geração de renda, capacitação, meio ambiente e direitos humanos.

O programa Luz Solidária Enel é uma iniciativa de sustentabilidade da Enel voltada ao uso inteligente e eficiente da energia elétrica, que permite aos clientes a troca de eletrodomésticos antigos por modelos novos e mais econômicos com 50% de desconto em toda a área de concessão da Enel.

Matheus Pessoa é estagiário do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com o IPHAC e a Faculdade Araguaia, sob supervisão da jornalista Letícia Martins