Alunos pretos representam 7,6% das matrículas totais do Ensino Superior na rede privada e 11,9% da rede pública. O dado é resultado do levantamento Mapa do Ensino Superior, lançado nesta semana pelo Semesp, entidade que representa mantenedoras de Ensino Superior do Brasil.

No Brasil, a chamada Lei das Cotas é a principal política educacional relacionada ao aumento do acesso de pessoas pretas às Instituições de Ensino Superior (IES). 

Em 2022, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 56,1% da população brasileira se autodeclarou preta ou parda.

Nesse sentido, a Lei nº 12.711/2012, segundo especialistas, ocupa um lugar central na luta em prol de equidade no acesso à Educação Superior e no enfrentamento das manifestações da exclusão social.

Comparativo

A 13° edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil também traz dados comparativos, referentes aos anos de 2011 e 2021. Dessa forma, é possível destacar que em 2011, alunos pretos correspondiam a 5,5% do número total de matrículas nas IES privadas.

Veja o gráfico apresentado pela publicação:

(Imagem: Reprodução Mapa do Ensino Superior no Brasil 2023/Semesp)

Tecnologia da Informação (TI)

Ao mesmo tempo, em algumas graduações, as desigualdades estruturais aparecem de modo ainda mais evidente. Nesse ano, o Mapa do Ensino Superior destinou uma seção completa para síntese dos dados referentes aos 20 cursos da área de TI.

Assim também, segundo a pesquisa, a composição dos acadêmicos de TI em 2021:

  • 56,7% dos alunos se declararam brancos
  • 8,1% dos alunos se declararam pretos
  • 33% dos alunos se declararam pardos
  • 1,8% dos alunos se declararam amarelos
  • 0,4% dos alunos se declararam indígenas

De acordo com o próprio levantamento, a realidade atual demonstra a importância de políticas públicas inclusivas. Nesse viés, atuando sobretudo como instrumento para ampliar o acesso das minorias aos cursos da área de TI.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade.

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