(Foto: Divulgação)

O barramento localizado no Córrego Samambaia transbordou nesta segunda-feira (24), causando a interdição da avenida Samambaia, próximo à Universidade Federal de Goiás (UFG). Uma força-tarefa foi enviada para o local e realizou o bloqueio da pista imediatamente, para evitar mais danos na região.

A Secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) solicitou à UFG, a abertura do vertedouro do reservatório que, segundo a Semad, está entupido e impede que a água tenha o seu curso normal, o que causou o alagamento da pista. Agora, é necessário criar condições para que a água seja absorvida e, em caso de rompimento, os danos sejam minimizados.

O reservatório apresenta nível muito elevado e, por isso, a força-tarefa fez contatos com a Saneamento de Goiás S/A (Saneago) para um auxílio no descomissionamento, ou seja, a retirada do excesso da água da barragem.

O coordenador da Defesa Civil, Francisco do Carmo, afirmou que há uma equipe da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) no local, fazendo uma abertura para aumentar o escoamento da água e o volume da barragem diminuir. “Agora é só fazer uma avaliação do asfalto, porque tinha umas partes que já estavam colapsando e ver se vai ser liberado para o trânsito de veículos”.