Foto: Rosiron Rodrigues/GEC

Para o motorista de aplicativo Ronaldo Freitas, a partida entre Goiás e Flamengo realizada na última quinta-feira (31) terminou apenas dentro de campo. Horas antes do duelo, enquanto transportava torcedores para o Estádio Serra Dourada, ele acabou multado por trafegar na contramão pela Rua 88, no Setor Sul. 

O fato é que, na data, a Secretaria Municipal de Trânsito (SMT) organizou uma operação na Rua 88/Avenida A para garantir o fluxo de motoristas em direção ao estádio, de tal modo que as duas pistas da via ficaram em sentido único, para evitar congestionamentos. 

O motorista diz que só seguiu pela outra pista, a da contramão, porque os agentes assim o orientaram, de acordo com a operação montada para o jogo. 

“A pista da direita estava toda congestionada e os fiscais de trânsito começaram a mandar todo o tráfego que estava retido a ir pela pista da esquerda. As quatro faixas de rolamento sentido Serra Dourada. Não foi só eu. Foram vários veículos que seguiram pela esquerda conforme orientação dos agentes de trânsito que ali estavam”, relata. 

Ao consultar o aplicativo do Detran-GO nesta segunda-feira (4), Ronaldo foi surpreendido com uma multa de R$ 1.467,35, que configura infração gravíssima, além de 7 pontos na CNH. O horário da infração foi às 18h21, exatamente o momento em que ele passava pela Rua 88 em direção ao estádio. A operação da SMT, no entanto, começou às 17h, já que a bola rolaria no Serra Dourada às 20h. “Essa autuação é totalmente incabível”, contesta. “Para mim foi um erro, porque eu estava seguindo orientações dos agentes de trânsito”, complementa. 

A reportagem do Sagres On entrou em contato com a assessoria do Detran-GO. Por meio de nota, o órgão informou que o motorista deve “protocolar recurso administrativo junto à Defesa Prévia, com a devida justificativa”, e que caso “seja constatado o erro do agente autuador, a multa será cancelada”. 

A assessoria da SMT informou que a multa foi lavrada pela Polícia Militar (PM), e que o motorista pode entrar com o processo contestando a multa em uma das unidades de atendimento do Atende Fácil, da Prefeitura de Goiânia, até o dia 17 de dezembro. A PM também informou que o autuado precisa recorrer da infração. 

“Acho isso extretamente revoltante, eu ter que montar um processo, sair da minha casa, ir no Detran, tirar cópia de documentos, para provar que eu não estava errado. Acho que a SMT ou Detran tinha de ter bom senso de ver que houve um erro nessa autuação e eles mesmo cancelar sem que eu tivesse que ter esse trabalho todo para poder provar que eu estava certo”, argumenta.

Mais de 38 mil torcedores compareceram ao Serra Dourada na última quinta-feira (31). Ronaldo teme que outros motoristas possam ter sido multados pelo mesmo motivo. “É bem recente. Por ser motorista de aplicativo, eu sempre fico monitorando o aplicativo do Detran. Ontem (4) à noite eu olhei. Eu não sei se outros motoristas tiveram a curiosidade de olhar também. Mas eu penso que outras pessoas devem ter sido multadas”, conclui.

publico goias x flamengo

Foto: Johann Germano/Sagres On