Foco, abertura, exposição, zoom, objetiva, mirrorless, regra dos terços, posicionamento, ISO, simetria, angulação, luz, câmera. Estes foram alguns dos termos utilizados pela jornalista e  fotógrafa Luísa Gomes na aula inaugural da Escola Sagres, realizada nos estúdios de TV do Sistema Sagres de Comunicação na manhã deste sábado (24).

No final de semana que sucedeu a virada para a nova marca da primeira rádio de Goiânia, parte da equipe de jornalismo da Sagres 730 navegou de forma intensa nas ondas da fotografia. Serão duas manhãs de sábado com teoria e prática acerca do assunto. A professora Luísa Gomes destacou a importância do curso.

“A tecnologia muda muito rápido. Nós às vezes sequer usamos o potencial completo que essa tecnologia nos disponibiliza. Para utilizar esse potencial completo, é preciso saber o ‘arroz com feijão’. É como aprender a digitar, pois primeiro é preciso aprender a escrever. Na fotografia, ao saber o básico, é possível saber tirar fotografia em qualquer situação. O objetivo desse curso foi fazer com que os profissionais saibam o básico e possam aplicar isso em qualquer meio, seja no celular ou com uma câmera profissional”, analisa.

Além da teoria, os profissionais da Sagres 730 também realizaram a primeira prática do curso, aplicando as técnicas aprendidas em sala. Para a fotógrafa, mais importante do que usar os dedos para o clique na câmera, é fotografar com o olhar.

“Fotografia é observação. Quando se pensa em fotografar, já se está fotografando. Quando se imprime uma imagem na retina, já se formou a fotografia desejada. Com esse olhar observador, imprimindo a imagem na retina, é possível aplicar as técnicas e imprimir a imagem em papel ou em forma digital. É preciso ver o que as pessoas normalmente não veem”, argumenta.

O primeiro curso da Escola Sagres é o pontapé inicial para um breve processo de expansão, estendendo não apenas aos profissionais, mas também aos jovens aprendizes da Fundação Pró-Cerrado (FPC). Luísa Gomes enaltece a iniciativa do sistema de comunicação em aprimorar o conhecimento da equipe.

“Foi uma grande honra aceitar esse desafio, tanto por ser jornalista como por ser fotógrafa e por ter uma grande admiração pela Sagres 730, saber que estamos avançando e que há empresas interessadas em investir em seu pessoal, e também na comunidade. Explorar o potencial do ser humano, isso me traz muita felicidade”, conclui.

luisagomes