A Universidade Federal de Goiás (UFG) realizou, nesta terça-feira (6), a 2ª edição do Espaço das Profissões Itinerante, no Jardim Guanabara II. Em entrevista à Sagres, a coordenadora do evento, Janice Pereira, afirmou que projetos realizados nas periferias têm o objetivo de colocar a UFG como horizonte possível para os alunos.
Assista à entrevista completa:
“A UFG é uma universidade pública e gratuita. Esses eventos que saem do Campus tem o propósito de levar essas informações, principalmente, a de que 50% das vagas da universidade são destinadas para estudantes das escolas públicas. Muitos desconhecem essa realidade”, declarou.
Janice destacou que todo estudante precisa ter, pelo menos, a oportunidade de escolher ir ou não para a universidade, mas que para isso é preciso que ele saiba que tem essa opção. “É isso que queremos despertar levando esses projetos para as escolas e bairros de regiões periféricas da capital”.
No local, além dos projetos de extensão e atividades de interação com estudantes da Educação Básica, Ensino Fundamental e Ensino Médio, equipes atenderam pais e responsáveis. “Disponíveis para tirar dúvidas e explicar sobre os cursos das áreas da saúde, computação, artes cênicas, enfim, uma infinidade de atividades para a comunidade”.
Outras informações disponíveis no Espaço esclarecem sobre as formas de ingresso, hoje pelo Sisu/Enem, cotas e acessibilidade. “O propósito central desse itinerante é levar um pouco do que a universidade oferece, especialmente, para regiões mais afastadas do Campus Samambaia, que é onde acontece o evento tradicional”, concluiu.
Leia mais: