(Foto: Hélio de Oliveira/Arquivo Pessoal)

A história da Rádio Clube de Goiânia, ou Rádio K do Brasil, Rádio 730 e Rádio Sagres, completa 77 anos; neste dia 5 de julho, e nós convidamos você a acompanhar em detalhes cada uma dessas quatro fases. Hoje começamos com ascensão e queda da antiga Rádio Clube de Goiânia.

No mesmo ano, começara a história do Rádio em Goiás, que se confunde com a trajetória da Rádio Clube – a pioneira. A primeira transmissão radiofônica oficial do estado foi realizada no dia 5 de julho de 1942 durante a programação festiva do Batismo Cultural da nova capital pela ZYG-3, que mais tarde, marcaria época como Rádio Clube de Goiânia S/A.

A criação foi idealizada ainda em 1941 quando o prefeito de Goiânia, Venerando de Freitas Borges, se encontrou com Assis Chateaubriand, que sugeriu a ele que implantasse uma emissora de rádio na nova capital de Goiás.

A Rádio Clube, o jornal Folha de Goyaz e a TV Rádio Clube passaram a integrar os Diários Associados, a maior rede de comunicação da América Latina durantes a década de 1940 até meados da década de 1970 com a venda da TV e em seguida a venda da Rádio Clube e a Folha de Goyaz para Wibsen de Castro. A emissora de rádio estava na sintonia 1320 AM. Confira a produção de Rubens Salomão:

No próximo episódio, você vai sentir a história da Rádio K do Brasil…