Depois de disputar uma final em 2016 e perder o título para o Goiás nos pênaltis, a campanha do Anápolis no Goianão do ano passada decepcionou o clube lutou apenas pela sua permanência na primeira divisão. Agora em 2018, o Galo da Comarca sonha com uma vaga na Série D, mesmo com a disputa acirrada com os co-irmãos Anapolina e Grêmio Anápolis.

Campeão uma única vez em 1965, o Anápolis já foi vice outras três vezes. Nesta temporada, seu primeiro desafio oficial será em casa, no Estádio Jonas Duarte, contra o Rio Verde na quinta-feira (18), às 20h30. Para o estadual, o Galo conta com alguns jogadores experientes e com outros bem jovens, e vai fazer desse equilíbrio um trunfo.

Opinião do Portal 730: briga para não cair

Fala, diretoria!

dir anapolis alberto matosO Anápolis foi um dos primeiros times a começar sua preparação. Alguns jogadores chegaram mais cedo e começaram os exames e testes físicos ainda no dia 4 de dezembro. Uma semana depois, com o restante dos jogadores presentes, foi feita a apresentação oficial do elenco e, de lá para cá, o Galo realizou três jogos-treino. Apesar de ter um tempo a mais de preparação, a expectativa é de um campeonato bem disputado.

“Nós montamos um grupo de atletas não tão conhecidos no futebol goiano, mas a expectativa é sempre a melhor possível. Claro que lutar contra o rebaixamento é normal para todo time do interior, mas também com a manutenção nosso time se encaixa e nossa intenção será sempre vôos mais altos, pensar em semifinal e na final também. Estamos trabalhando forte, com motivação para buscar sempre algo a mais”, ressalta Alberto Matos, supervisor de futebol do clube.

O papo do técnico

tec anapolis karmino colombiniEx-goleiro, Karmino Colombini vai comandar o Anápolis pela segunda vez em sua história, já que foi treinador do Galo há 23 anos, em 1995. Karmino acredita que o Goianão será ainda mais difícil em 2018 com a presença de três times da cidade de Anápolis, o que vai proporcionar vários clássicos para os torcedores anapolinos.

“São forças diferentes e maneiras diferentes de trabalhar. O Grêmio Anápolis em função de sua juventude, monta sempre uma equipe com força e velocidade, que não almeja a competição, mas que usa o campeonato como trampolim para algo maior. A Anapolina se reestruturando, sempre foi forte e tem uma participação efetiva da diretoria. Já o Anápolis está com um orçamento menor para esta temporada e é hora de pensar a reposição de jogadores e se eles trarão retorno para o clube. É um planejamento a longo prazo, trabalhando com jogadores mais jovens também. A expectativa é de um campeonato bem disputado”, analisa o treinador.

Uma das feras

jog anapolis schwenckTalvez o nome mais conhecido do atual elenco do Anápolis, Schwenck é também o responsável pelos gols do time no Goianão. Aos 38 anos e tendo passado por diversos times do futebol brasileiro (Botafogo, Figueirense, Goiás, Criciúma, Guarani, etc.), o centroavante do Galo promete brigar com Nonato pela artilharia do estadual.

“Com certeza terão grandes atletas brigando pela artilharia, mas eu como centroavante sempre busco ser artilheiro onde eu passo. Sabemos que o campeonato é difícil e o principal é que o Anápolis vença, mas se a vitória vier com gols meus será muito importante para minha carreira”, comenta Schwenck.

Confira a tabela completa do Goianão 2018

Elenco

Goleiros: Éder, Samuel e Roger;
Zagueiros: Humberto, Robson, Diego Macedo, Emanoel Jr e João Marcos;
Laterais: Netinho, Wender e Paulo Vitor;
Volantes: Ricardo, Leandro Bulhões, Eurico, Neilson, Everton e David;
Meias: Laionel, Gabriel Cintra, Vitinho e Keninha;
Atacantes: Schwenck, Matheus Henrique, Pedro Henrique, David de Souza, Daisson, João de Deus, Gleison, Matheus Arquino e Catatau;
Técnico: Karmino Colombini.

Ficha Técnica

Nome: Anápolis Futebol Clube
Fundação: 01 de maia de 1946 (71 anos)
Presidente: Fernando de Almeida Cunha
Estádio: Jonas Duarte (14.400 espectadores)
Melhores campanhas: 1 título: 1965; 3 vices: 1968, 1995, 2016;
Em 2017: sétimo lugar.