Junior Kamenach
Junior Kamenach
Jornalista, repórter do Sagres Online e apaixonado por futebol e esportes americanos - NFL, MLB e NBA

Esperança goiana de medalha no Pan, lutadora conta expectativas para a competição

Atual 7ª colocada no ranking mundial de wrestling na categoria até 62kg, Laís Nunes é uma das esperanças goianas de medalha no Pan-Americano do Chile. Natural de Barro Alto (GO), ela conquistou a medalha de bronze na edição passada dos jogos. Sendo assim, para 2023, a atleta contou ao Sistema Sagres de Comunicação suas expctativas.

“Estou desde antes do mundial me preparando para os Jogos. A preparação foi ótima, então acredito que o trabalho foi bem feito até aqui. Com certeza darei o meu melhor na busca de um resultado ainda mais expressivo que nos jogos passados”, projetou.

Laís Nunes ainda destacou a importância dos Jogos Pan-Americanos. Um dos objetivos, por exemplo, é se preparar para as Olimpíadas de 2024, que ocorrerão em Paris, ao enfrentar adversários que também estarão nas mesmas competições.

“É bem importante até mesmo por ser antes dos Jogos Olímpicos e do classificatório olímpico continental, em que eu tenho a oportunidade de enfrentar já as minhas adversárias neste ano, podendo assim alinhar e aperfeiçoar ainda mais meu jogo para o ano que vem”, explicou.

Goianos no Pan

Seis goianos representarão o estado nos Jogos Pan-Americanos de 2023, em Santiago, capital do Chile. A competição terá início na próxima sexta-feira (20) e se estenderá até 5 de novembro.

Os atletas de Goiás competirão em seis modalidades distintas: tiro esportivo, saltos ornamentais, wrestling, esgrima, ciclismo de montanha e handebol. A expectativa é superar a conquista de duas medalhas de bronze, alcançada na edição anterior em Lima, Peru, em 2019.

São eles: Renato Portela, atleta de tiro esportivo na modalidade skeet; a ciclista Raiza Goulão, natural de Pirenópolis; o jogador de handebol Léo Dutra; Enrico Pezzi, esgrimista de 29 anos; e Diogo Silva, vice-campeão mundial júnior em saltos ornamentais.

Pan-Americano 2023

A 19ª edição dos Jogos Pan-Americanos começa nesta quarta-feira (18). O Chile, na qualidade de país anfitrião, se confrontará com o México em uma partida do Grupo A do torneio de beisebol. O Brasil também estará em ação no campo de beisebol antes da cerimônia de abertura oficial. A seleção brasileira enfrentará a Venezuela no dia 19, às 15h.

Além disso, na quinta-feira, os atletas brasileiros entrarão no ringue para competir no boxe. As lutas terão início às 11h, com o paulista Luiz Gabriel Oliveira competindo na primeira categoria em disputa, que é a categoria até 57kg. Os Jogos Pan-Americanos de Santiago terão continuidade até o dia 5 de novembro e apresentarão um total de 58 modalidades esportivas.

Dos 41 Comitês Olímpicos Nacionais que são membros da Panam Sports, 40 participarão dos Jogos Pan-Americanos, com mais de 8 mil atletas, com a exceção da Guatemala. A Guatemala foi suspensa pelo Comitê Olímpico Internacional devido à interferência governamental no comitê local, o que não está em conformidade com a Carta Olímpica. Como resultado, os atletas guatemaltecos competirão de maneira neutra, sem usar sua bandeira nacional ou entoar seu hino nacional.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 03 – Saúde e Bem Estar

Leia mais:

Mais lidas:

Leia também: