Maior programa de aprendizagem da Bahia será lançado nesta sexta, 20

social
Foto: Renapsi/Bahia

O Programa Jovem Aprendiz Feirense, maior programa de aprendizagem da Bahia, será lançado nesta sexta, 20, em Feira de Santana, município a cerca de 100km de Salvador. Realizado pela Prefeitura de Feira de Santana por meio da Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana em parceria com a Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi) o programa prevê a contratação imediata em 100 jovens ainda em 2023 chegando a mil jovens no próximo ano. O lançamento do programa acontece às 9h30 no Centro Municipal Integrado de Educação Inclusiva Colbert Martins da Silva.  

“O programa é de uma abrangência social fantástica para o jovem feirense ter a sua iniciação profissional. Serão alunos matriculados na educação de jovens e adultos com idade até 21 anos, que terão a oportunidade de um crescimento pessoal elevado em decorrência de novos conhecimentos práticos que estarão adquirindo ao longo de 2 anos. Além disso motiva a participação e atrai novas matrículas para a educação de jovens e adultos, corrigindo a escolaridade formal e garantindo também a retenção para integralização do curso. O programa é desenvolvido pela Renapsi, que já tem uma experiência significativa realizada em outras localidades do Brasil e com resultados muito exitoso”, explicou a secretária de Educação de Feira de Santana, Anaci Paim.  

O Programa irá ofertar uma remuneração de salário mínimo/hora, além de 13º salário, férias remuneradas, seguro de vida, uniformes e crachá e ainda vale transporte em áreas onde houver transporte público. 

“Esse é o maior programa de aprendizagem da Bahia e vai ao encontro das demandas da população com a oferta de vagas para jovens em Feira de Santana. É uma oportunidade para que essa parcela do povo baiano tenha acesso ao primeiro emprego formal e contribua no fortalecimento da renda familiar local e possa buscar crescimento em vários aspectos”, afirmou o gerente do Polo Expansão da Renapsi, Diego Rocha. 

Jovem Aprendiz Feirense

Para participar do Programa Jovem Aprendiz Feirense o candidato deverá ter entre 14 e 21 anos e possuir Renda familiar de até 2 salários mínimos per capita, ser estudante da rede pública ou bolsista 100% da rede particular, ou estar cursando o ensino fundamental ou EJA, vinculado à Rede Municipal de Ensino. O Programa prevê uma cota de 5% a 10% para Pessoa com deficiência – PCD (sem limite de idade) e de 5% para jovens do Sistema Socioeducativo em cumprimento ou egressos. As inscrições podem ser feitas através do site https://jovemfeirense.org.br/  

A Renapsi

Com mais de 30 anos de atuação no Brasil, a Renapsi é a maior rede de aprendizagem do país e está presente em todas as regiões brasileiras. Atendendo atualmente mais de 25 mil jovens em todo o país, a instituição promove a inclusão através da aprendizagem e espera fortalecer e consolidar os laços regionais, além de promover mais oportunidades aos jovens em situação de vulnerabilidade social.    

A tecnologia social Demà Jovem já está presente em seis países da Europa e permite que os jovens participem de uma jornada de transformação social através da educação, tecnologia e do acesso ao mercado

de trabalho. Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), ODS08 – Trabalho decente e Crescimento Econômico.

Leia mais: