Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga: a segunda casa dos colorados

Tem lugares que simplesmente passam uma sensação de pertencimento. É um sentimento difícil de explicar, mas que é real. Para os vilanovenses, esse é o estádio Onésio Brasileiro Alvarenga. Mas o OBA é mais do que somente o local onde o time colorado realiza os seus jogos oficiais, seja no masculino, no feminino ou na base.

Inicialmente centro de treinamento do Vila Nova, recebeu o nome do prefeito de Goiânia na época, Hélio Seixo de Brito, que doou o terreno nos anos 1960. O estádio foi construído aos poucos, e finalmente inaugurado na década seguinte com o nome do ex-goleiro e importante dirigente do clube, Onésio Brasileiro Alvarenga.

Por muitos anos, não foi o palco dos grandes jogos do clube, normalmente realizados no Serra Dourada, estádio que os vilanovenses também desenvolveram uma relação próxima. De toda forma, a verdadeira casa colorada é o OBA, um lugar que desde a sua fundação atraiu dirigentes, jogadores, torcedores e imprensa.

Nos últimos anos, o Vila Nova iniciou um movimento entre os times da capital goiana para valorizar os seus estádios próprios e torná-los as principais sedes de suas partidas. Desde 2016, trabalhos têm sido realizados para melhorar a estrutura do espaço, que também serve como sede administrativa, escolinha e loja do clube.

Localizado no setor Leste Universitário, um dos mais antigos de Goiânia, logo ao lado da Vila Nova, bairro que dá nome ao clube, e ligado à classe operária da cidade, o local criou forte identificação com os locais. Não à toa, o Vila Nova se intitula com orgulho como “o time do povo”.

(Foto: Comunicação/Vila Nova)

Goiânia 90 lugares

Goiânia faz 90 anos em 24 de outubro. Por isso, o Sistema Sagres de Comunicação, com apoio da Prefeitura de Goiânia elaborou um guia de 90 locais a serem conhecidos por você que é goianiense, que mora na capital ou que está de passagem por aqui. Esta é a campanha “Goiânia 90 Lugares”.

A produção inclui 90 reportagens em texto e fotos de lugares marcantes da cidade, 30 vídeos, um mapa e uma página especial. A campanha conta ainda com entrevistas especiais sobre a construção, estrutura e futuro da nossa capital.

As ações tem coordenação de Rubens Salomão, com pesquisa e textos de Samuel Straioto, Arthur Barcelos e Rubens Salomão. Imagens e edição de Lucas Xavier, além das reportagens em vídeo de Ananda Leonel, João Vitor Simões, Rubens Salomão e Wendell Pasqueto. A coordenação do digital é de Gabriel Hamon. Coordenação de projetos é de Laila Melo.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade; ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis

(Foto: Comunicação/Vila Nova)

Leia mais:

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.