Parque Botafogo: cinturão verde no Centro de Goiânia

O Parque Botafogo é um refúgio de silêncio e paz, em meio a grandes avenidas nos bairros Vila Nova e Setor Central, em Goiânia. O local é área verde de vegetação um pouco mais densa situada às laterais da Marginal Botafogo, nas proximidades do Parque Mutirama. O espaço é um dos mais antigos da cidade, mas ainda é desconhecido por muitos goianienses. 

O parque está dividido em duas grandes áreas e é cortado ao meio pela Marginal Botafogo. A primeira delas fica ao lado da sede da Federação das Indústrias de Goiás (Fieg), no Setor Leste Vila Nova. No espaço, há área remanescente de mata e equipamentos urbanos como pista de cooper e de bicicross, lanchonete, sanitários, campo de futebol, e quadra poliesportiva.

Já na parte do lado oposto à Marginal, está um espaço com mata mais densa, várias nascentes, um lago, área de convivência com mesas e bancos, pistas para caminhada. O local está situado logo atrás do Parque Mutirama, já no Centro de Goiânia. O Botafogo ser tornou parque municipal a partir de lei aprovada em 1989. 

Em 1993, o local passou por obras de melhorias de urbanização e arquitetura com objetivo de recuperar as matas remanescentes e proporcionar à população um espaço de lazer. Outra revitalização aconteceu em 2004, o antigo Bosque Botafogo passou por novo processo de recuperação paisagística. 

O parque possui área de 172.033 m² e está localizado na região central de Goiânia, entre as Avenidas Araguaia, Contorno e Ruas CD-200-A, 200-B e 200-C do Setor Vila Nova. 

Histórico

Projetado para ser um grande parque linear, o Parque Botafogo foi idealizado no plano original de Goiânia em 1938, pelo arquiteto urbanista Atílio Corrêa Lima. 

Ele propôs um traçado que formava uma rede de parques e parkways, dando à capital um ar de cidade-parque, repleta de áreas verdes que possuiriam função higiênica e recreativa.

No caso do Botafogo, a ideia era que fosse um grande parque linear começando no Jardim Botânico, indo até o Córrego Capim-Puba. Ficaram apenas resquícios da idealização, o Jardim Botânico, uma área recuperada na Avenida A, no Jardim Goiás e o Parque Botafogo.

Originalmente proposto como parte do “cinturão” verde que envolveria Goiânia, o Parque perdeu a maior parte de sua área.

Goiânia 90 lugares

Goiânia faz 90 anos em 24 de outubro. Por isso, o Sistema Sagres de Comunicação, com apoio da Prefeitura de Goiânia elaborou um guia de 90 locais a serem conhecidos por você que é goianiense, que mora na capital ou que está de passagem por aqui. Esta é a campanha “Goiânia 90 Lugares”.

A produção inclui 90 reportagens em texto e fotos de lugares marcantes da cidade, 30 vídeos, um mapa e uma página especial. A campanha conta ainda com entrevistas especiais sobre a construção, estrutura e futuro da nossa capital.

As ações tem coordenação de Rubens Salomão, com pesquisa e textos de Samuel Straioto, Arthur Barcelos e Rubens Salomão. Imagens e edição de Lucas Xavier, além das reportagens em vídeo de Ananda Leonel, João Vitor Simões, Rubens Salomão e Wendell Pasqueto. A coordenação do digital é de Gabriel Hamon. Coordenação de projetos é de Laila Melo.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade; ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis

Leia mais:

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.