Parque Botafogo: cinturão verde no Centro de Goiânia

O Parque Botafogo é um refúgio de silêncio e paz, em meio a grandes avenidas nos bairros Vila Nova e Setor Central, em Goiânia. O local é área verde de vegetação um pouco mais densa situada às laterais da Marginal Botafogo, nas proximidades do Parque Mutirama. O espaço é um dos mais antigos da cidade, mas ainda é desconhecido por muitos goianienses. 

O parque está dividido em duas grandes áreas e é cortado ao meio pela Marginal Botafogo. A primeira delas fica ao lado da sede da Federação das Indústrias de Goiás (Fieg), no Setor Leste Vila Nova. No espaço, há área remanescente de mata e equipamentos urbanos como pista de cooper e de bicicross, lanchonete, sanitários, campo de futebol, e quadra poliesportiva.

Já na parte do lado oposto à Marginal, está um espaço com mata mais densa, várias nascentes, um lago, área de convivência com mesas e bancos, pistas para caminhada. O local está situado logo atrás do Parque Mutirama, já no Centro de Goiânia. O Botafogo ser tornou parque municipal a partir de lei aprovada em 1989. 

Em 1993, o local passou por obras de melhorias de urbanização e arquitetura com objetivo de recuperar as matas remanescentes e proporcionar à população um espaço de lazer. Outra revitalização aconteceu em 2004, o antigo Bosque Botafogo passou por novo processo de recuperação paisagística. 

O parque possui área de 172.033 m² e está localizado na região central de Goiânia, entre as Avenidas Araguaia, Contorno e Ruas CD-200-A, 200-B e 200-C do Setor Vila Nova. 

Histórico

Projetado para ser um grande parque linear, o Parque Botafogo foi idealizado no plano original de Goiânia em 1938, pelo arquiteto urbanista Atílio Corrêa Lima. 

Ele propôs um traçado que formava uma rede de parques e parkways, dando à capital um ar de cidade-parque, repleta de áreas verdes que possuiriam função higiênica e recreativa.

No caso do Botafogo, a ideia era que fosse um grande parque linear começando no Jardim Botânico, indo até o Córrego Capim-Puba. Ficaram apenas resquícios da idealização, o Jardim Botânico, uma área recuperada na Avenida A, no Jardim Goiás e o Parque Botafogo.

Originalmente proposto como parte do “cinturão” verde que envolveria Goiânia, o Parque perdeu a maior parte de sua área.

Goiânia 90 lugares

Goiânia faz 90 anos em 24 de outubro. Por isso, o Sistema Sagres de Comunicação, com apoio da Prefeitura de Goiânia elaborou um guia de 90 locais a serem conhecidos por você que é goianiense, que mora na capital ou que está de passagem por aqui. Esta é a campanha “Goiânia 90 Lugares”.

A produção inclui 90 reportagens em texto e fotos de lugares marcantes da cidade, 30 vídeos, um mapa e uma página especial. A campanha conta ainda com entrevistas especiais sobre a construção, estrutura e futuro da nossa capital.

As ações tem coordenação de Rubens Salomão, com pesquisa e textos de Samuel Straioto, Arthur Barcelos e Rubens Salomão. Imagens e edição de Lucas Xavier, além das reportagens em vídeo de Ananda Leonel, João Vitor Simões, Rubens Salomão e Wendell Pasqueto. A coordenação do digital é de Gabriel Hamon. Coordenação de projetos é de Laila Melo.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade; ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis

Leia mais:

Mais lidas:

Leia também: