Sagres em OFF
Rubens Salomão

Caiado cobra competitividade para estados e municípios em reforma tributária

O governador Ronaldo Caiado (UB) pediu ontem atenção do Congresso Nacional nas definições que envolvem os estados e municípios. A cobrança ocorre a partir da previsão de votação da Reforma Tributária na Câmara dos Deputados a partir de julho. Caiado esteve nesta quinta-feira (22), ao lado de outros governadores, em reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, em Brasília.

“A minha responsabilidade é defender o Estado que represento. É função dos deputados e senadores cuidar dos entes federados. Então sempre foi essa tese: menos Brasília e mais Brasil”, pediu, ao repetir slogan de campanha não cumprido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Caiado mostrou duas preocupações quanto aos desdobramentos do projeto que, segundo ele, gera perdas aos entes federados em desenvolvimento, como Goiás, e acaba com a autonomia dos gestores.

“Perco as ferramentas que me tornam competitivo num Brasil onde quem é do litoral tinha competições desiguais com quem é do interior”, frisou. Como está, a Reforma Tributária cria o Imposto sobre Bens e Serviços, que unifica o ICMS, ISS, IPI, PIS e Cofins. A mudança estabelece a cobrança no local de consumo do produto ou serviço. O entendimento de Caiado é de que a alteração seria prejudicial para estados produtores como é o caso de Goiás.

CAIADO COMPETITIVIDADE tributária
Foto: Governador Ronaldo Caiado discursa durante reunião de gestores estaduais com Arthur Lira. (Crédito: Lucas Diener/SECOM)

Tributária

“Não podemos penalizar o setor que está produzindo, que é competitivo internacionalmente, que é agricultura e agropecuária. Nem penalizar a educação, aumentando a carga tributária e, em contrapartida, beneficiando mega indústrias. Não podemos mudar o foco, temos que desenvolver pesquisa, capital humano e cada vez mais dar condições de tornar o Brasil competitivo”, defendeu Caiado.

Tendência

O posicionamento do goiano entre governadores foi praticamente isolado e a tendência é de avanço da proposta atual de Reforma Tributária. Ao menos por enquanto.

Argumentos

O governador defende ainda que a reforma comece pela União. “Eles representam 61% da carga tributária do País. Nós representamos 39%. A União deveria ser a primeira a se posicionar”, afirmou.

Percentual

A matéria prevê que o governo federal entre com três impostos, o que significa 35% do total, enquanto estados e municípios vão contribuir com mais de 60%. Caiado sugere que primeiro a reforma alcance os tributos federais e, só em um segundo momento, chegue aos demais entes federados.

Outro lado

De acordo com o presidente da Câmara dos Deputados, o objetivo do encontro foi dar unidade na discussão federativa sobre a reforma. Para ele, o diálogo com os estados é essencial na defesa da democracia.

Debate

“O Brasil precisa de uma Reforma Tributária que traga simplificação, menos burocracia, segurança jurídica, o menor custo e que ouça as preocupações das mais diversas regiões do país”, destacou Arthur Lira.

Conexão

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizou o licenciamento e ativação de 5G pelas operadoras em 82 cidades goianas. A decisão vem de Reunião Ordinária do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (GAISPI).

Municipal

Com a decisão, Goiás tem outros 60 municípios com aprovação de planejamento e 104 sem planos específicos. Goiânia e Aparecida têm projetos em tramitação que buscam disponibilização de conexão rápida de forma facilitada para regiões periféricas.

Leia mais da Sagres Em OFF:

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.