Goiás abriu as inscrições para a edição 2021 dos Jogos Abertos de Goiás. A competição esportiva terá início no próximo dia 29, com abertura em Caldas Novas. As equipes podem se inscrever pelo site do Governo Estadual.

Na primeira fase, que vai se estender até o dia 19 de dezembro, 14 municípios sediarão as classificatórias. Os classificados disputam a fase regional, que será dividida em seis sedes, até conhecermos os finalistas, que disputarão os títulos dos Jogos Abertos, em Goiânia, em março de 2022.

Ao todo, o evento terá competições em 26 modalidades diferentes, sendo que sete delas são paralímpicas. Na fase classificatória, que acontece ainda neste ano, serão disputadas quatro modalidades coletivas: basquete, futsal, handebol e vôlei, as demais serão disputadas somente na fase final.

Cada cidade pode inscrever uma equipe por modalidade e por naipe (masculino e feminino), com idade mínima de 16 anos. As inscrições podem ser realizadas até uma semana antes do início dos jogos naquele município.

A atleta de taekwondo, Dângela Guimarães, comemorou o retorno das atividades após a interrupção por conta da pandemia. “Passamos dois anos sem competições e agora podemos voltar e competir de novo. Isso é muito importante para nós atletas, competir, ganhar experiência e poder lutar, trazendo resultados”, salientou.

Para o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Henderson Rodrigues, o objetivo do evento é estimular o retorno das atividades esportivas. “Sabemos das questões sanitárias, pandemia acontecendo, mas nós estamos começando a fazer um destravamento com responsabilidade dos protocolos”, ressaltou.

De acordo com o governador Ronaldo Caiado, os Jogos Abertos vão trazer uma autoestima diferente a todos os jovens. “Todos nós fomos duramente penalizados por algo que ninguém imaginava ter que superar, a pandemia. Além do retorno às aulas e atividades físicas, isso faz com que haja um clima muito maior para que a pessoa também se agregue mais ao seu estudo e sendo um bom desportista”, afirmou.

Secretário de Estado de Esporte e Lazer, Henderson Rodrigues, e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, no lançamento dos Jogos Abertos de Goiás 2021 | Foto: Hegon Corrêa | Governo de Goiás

Modalidades nos Jogos Abertos de Goiás

Individuais: Atletismo, Atletismo Paralímpico, Badminton, Parabadminton BMX, Capoeira, Ciclismo, Futvôlei, Natação, Natação Paralimpica, Jiu-Jitsu, Judô, Karatê, Paraequestre, Taekwondo, Tênis, Tênis de Mesa, Tênis de Mesa em Cadeiras de Rodas e Xadrez.

Coletivas: Basquetebol, Basquete em Cadeira de Rodas, Futsal, Handebol, Voleibol, Voleibol Sentado, Vôlei de praia

Calendário

Fase classificatória – de 29 de outubro a 19 de dezembro

  1. Caldas Novas – 29 a 31 de outubro
  2. Britânia / Senador Canedo – 05 a 07 de novembro
  3. Porangatu / Mozarlândia – 12 a 14 de novembro
  4. Itauçu / Jaraguá – 19 a 21 de novembro
  5. Formosa / Alvorada do Norte – 26 a 28 de novembro
  6. Edéia / Itumbiara – 03 a 05 de dezembro
  7. Jataí / Iporá – 10 a 12 de dezembro
  8. Luziânia – 17 a 19 de dezembro

Fase regional – de 21 de janeiro a 06 de fevereiro de 2022

  1. Posse / Rio Verde – 21 a 23 de janeiro
  2. São Luís de Montes Belos / Anápolis – 28 a 30 de janeiro
  3. Catalão / Goianésia – 04 a 06 de fevereiro

Fase estadual – de 09 a 13 de março de 2022

  1. Goiânia