O governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult Goiás), abriu inscrições para três editais de fomento à cultura por meio da Lei Aldir Blanc, do Governo Federal. De acordo com o titular da Secult, Adriano Baldy, em entrevista ao Sagres em Tom Maior desta quarta-feira (25), a lei foi criada para auxiliar trabalhadores do setor artístico que não foram atendidos pelo auxílio emergencial durante a pandemia.

“São editais de premiação a exemplo do Fundo de Arte e Cultura, que o Estado já vem trabalhando nos últimos 5, 6 anos, nas mais diversas áreas. Os editais estão abertos para que a gente possa ajudar, auxiliar os trabalhadores, os fazedores de cultura, neste momento tão difícil ainda de pandemia”, afirma. “Temos recursos para circos, folias, economia criativa, moda, gastronomia, então para as mais diversas áreas da cultura”, complementa.

A parceria com o governo federal prevê a aplicação, em todo o estado de Goiás, de R$ 98,2 milhões para garantir um auxílio financeiro aos trabalhadores informais da área e ainda fomentar o setor cultural, que foi muito penalizado pela pandemia de Covid-19.

Os valores para o auxílio emergencial que atenderá artistas e trabalhadores da cultura correspondem a 80% do total. A previsão é que as parcelas sejam liberadas já na próxima semana. Os 20% restantes contemplarão os editais, que constarão no DOU desta sexta-feira. As inscrições serão pela plataforma Mapa Goiano.

“Basta entrar no site mapagoiano.cultura.go.gov.br ou acessar o site da Secult Goiás. No Youtube da Secult há um tutorial, uma gravação que ensina passo a passo tudo o que a pessoa deve preencher e o que ela deve fazer”, explica Baldy. Veja o vídeo a seguir

Adriano Baldy destaca a importância da contrapartida. “A contrapartida é fazer a cultura. Por exemplo, temos R$ 690 mil só para o artesanato. Então as pessoas cumprindo as normas dos editais, é muito simples”, afirma.

Os três editais

Edital de Concurso para Seleção de Ações Culturais e Artísticas

Contemplará 1.062 propostas de vídeos finalizados de pocket shows; apresentações artísticas, circenses e de dança; peças teatrais; videoclipes; contação de história; batalha de rimas; monólogos; festival de cinema; podcast e videocast; e jogos e aplicativos digitais.

Edital de Concurso para Premiação de Produtos Culturais

Disponibilizará 441 vagas para seleção de projetos artísticos distribuídos em diferentes linhas de ação e categorias, tais como artesanato Kalunga, artesanato geral, artesanato circuito das cavalhadas, artes visuais, grafite, obras literárias e audiovisual (séries, curtas e/ou longas-metragens).  

Edital de Concurso para Seleção de Ações de Formação Cultural

Contemplará o total de 800 propostas que visem promover, on-line, oficinas de capacitação, formação e difusão da Cultura no Estado de Goiás nas diversas linguagens artísticas (artes visuais, audiovisual, cultura popular e patrimônio, dança, literatura, música, teatro, circo, moda, design, fotografia e gastronomia).

Confira a entrevista a seguir no Sagres em Tom Maior #149