O primeiro hospital de campanha montado pelo governo federal, o Hospital de Campanha de Águas Lindas de Goiás, será inaugurado nesta quarta-feira (3) após quase dois meses de obras. A unidade foi construída como medida de enfrentamento ao novo coronavírus e deve atender pacientes diagnosticados com Covid-19 de pelo menos sete municípios do Entorno: Águas Lindas de Goiás, Santo Antônio, Valparaíso de Goiás, Novo Gama, Luziânia, Cidade Ocidental e Cristalina.

As obras do Hcamp começaram em 08 de abril e a primeira data de previsão de conclusão era de 15 dias. O prefeito de Águas Lindas, Hildo do Candango, disse em entrevista à Sagres 730 nesta terça-feira (2) que um conjunto de forças fizeram com que houvesse esse atraso na entrega.

“A parte de obras terminou no prazo adequado, que era em torno de 15 a 20 dias. Depois entrou na situação de contratos, essa situação se perdurou em um tempo maior porque era um fato novo envolvendo diversos entes, além dos tramites burocráticos para acontecer o repasse dessa estrutura para o Estado”, afirmou. “Houve sim um atraso, mas mais importante que isso é de falarmos de uma estrutura que vai atender toda região do entorno”.

A unidade conta com 200 leitos e iniciará o atendimento com 60, sendo 50 leitos de enfermaria e 10 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Os outros leitos serão disponibilizados conforme a necessidade. “Hoje não temos uma demanda expressiva para atender em sua capacidade total”, disse. “A população tem um sentimento de segurança, temos 212 casos, se estatisticamente falando, 5% desses casos precisassem de internação (sem hospital) não teríamos estrutura para atender nem em Águas Lindas e nem na região do Entorno”.

Segundo Hildo do Candango, após a pandemia, a prefeitura fará solicitação dos equipamentos para atender o Hospital Regional. “Não é muita coisa, toda estrutura é montada e não são novas. Na estrutura do Estado, vamos fazer o pleito ao governo para equipar o Hospital Bom Jesus até quando abrir o Hospital Regional”.

Hospital Regional

No município de Águas Lindas de Goiás não há nenhum leito de UTI disponível, apenas leitos de enfermarias para média complexidade. De acordo com o prefeito, há uma articulação com o governador Ronaldo Caiado para finalizar as obras do Hospital Regional de Águas Lindas (Hugo-09). “A obra foi paralisada em 2019 por distrato da própria empresa porque não tinha condições financeiras e nem estrutura para finalizar a obra”, disse. “Já foi feito um remodelamento do projeto, e estamos na fase de contrato para reiniciar as obras”.

O Hospital Regional contará com pronto-socorro, 30 leitos de UTI, 8 salas no centro cirúrgico, incluindo atendimento de obstetrícia, num total serão 137 leitos numa área construída de 11.405,62 m². De acordo com Hildo do Candango, a obra está quase 80% concluída, mas ressalta que “podem surgir situações novas” já que a obra foi iniciada em 2004 e até hoje não foi entregue à população.