A aluna Karla Lelis Barboza, do Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CEPMG) Ayrton Senna, de Goiânia, terá a oportunidade de compor o grupo de 27 estudantes que representarão as unidades federativas na etapa final do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB).
A escolha de Karla aconteceu após avaliação de especialistas da Câmara dos Deputados e votação que, entre quatro estudantes de cada estado, selecionou um, a partir de nota atribuída aos discursos produzidos pelos estudantes com o tema: “A Educação que queremos”.
O discurso
Na produção de seu discurso, Karla conversou com muitas pessoas de sua comunidade, da escola da Igreja, sempre deixou a pergunta:“qual a Educação que você quer?”
“Percebi que no Brasil, a Educação, bem como outros serviços, é distribuída de forma desigual. Nem todos têm o mesmo acesso a uma Educação de qualidade. E isso torna-se agravante quando pensamos em nós meninas”, relata a jovem.
A estudante ainda reforça que as mulheres são a maioria em muitos locais, mas quando se pensa em lugares de poder, falta a presença feminina. “Concluo que, até aqui, tem sido muito bom poder refletir, estudar e conversar sobre esse tema, a desigualdade educacional para nós, meninas”, complementa.
Desempenho no Enem
O projeto, como todo, tem trazido inúmeras contribuições à Karla. Uma destas lhe rendeu um bom alicerce argumentativo ao redigir sua redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. O tema foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. Em sua redação, a estudante afirma:
“[…]os dados estatísticos revelam uma realidade preocupante em relação às meninas, pois apontam para uma sobrecarga de responsabilidades que recai sobre elas. Essas responsabilidades englobam não apenas tarefas domésticas, como o cuidado com a casa e a família, mas também outras obrigações que se estendem para além do ambiente familiar. Isso significa que essas jovens muitas vezes enfrentam uma carga de trabalho significativa que pode afetar diretamente seu tempo e energia disponíveis para a educação e o desenvolvimento pessoal”.
Parlamento Jovem Brasileiro
O Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) é um programa que anualmente oferece a estudantes do Ensino Médio de todo o país a oportunidade de simular a jornada de trabalho dos deputados federais. Os jovens tomam posse e exercem o mandato como deputados jovens durante cinco dias na Câmara dos Deputados, em Brasília. Durante a jornada parlamentar, o PJB une estudantes de diferentes culturas, gêneros, etnias, crenças e realidades sociais.
O projeto do parlamento é divulgado anualmente pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO), por meio da Coordenação de Juventudes, às escolas da rede estadual. Nos últimos meses, Karla e outros estudantes de diferentes escolas, estiveram participando da Jornada Cidadã, em momentos de escuta, diálogos e muito debate.
“Nunca foi tão urgente se falar sobre Democracia. Trazer esse assunto para sala de aula, não apenas nos oportuniza conhecer mais sobre ela, como também, nos permite entender como a política funciona e como nós desempenhamos papel fundamental na execução dela”, destaca a jovem.
Para o professor orientador de Karla, Phelipe Augusto Silva Santos, o PJB é um programa fundamental para o ambiente escolar.
“A escola ganha muito com o projeto, porque não é apenas estar em Brasília, mas passar por todo um percurso formativo, uma jornada trazendo discussões sérias para a sala de aula. Através do Parlamento Jovem, os alunos começam a criar expectativas sobre esse ambiente de representação”, afirma.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 4 – Educação de Qualidade; e ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.
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