O estudante da rede estadual de Goiás Francisco Joaquim Oliveira Júnior de 17 anos foi medalhista de ouro no Salto em Distância nos Jogos da Juventude 2022. Agora ele se prepara para treinar em São Paulo com Nélio Moura, ex-treinador de Mauren Maggi, ex-atleta olímpica medalhista de ouro em Pequim 2008, na mesma prova.

O atleta goiano recebeu o convite do próprio treinador que viu as marcas do atleta goiano, e ao saber que ele treinava uma vez por semana em Goiânia. Mesmo com as dificuldades Francisco obteve excelentes resultados, sendo a última de 6,86 metros, nos Jogos da Juventude, que lhe rendeu o ouro.

Em entrevista à Sagres, Francisco Joaquim disse estar ansioso para começar a nova fase de treinamentos e almeja, literalmente, saltos maiores.

“Estou muito feliz, é uma oportunidade única que pretendo aproveitar bastante. Tenho muitas coisas para melhorar no meu salto ainda, tenho como objetivo conseguir indicie para os mundiais e quem sabe até disputar uma Olimpíada”, disse o atleta.

O superintendente de Desporto Educacional, Arte e Educação da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc), Marco Maia, destaca o trabalho da Seduc na formação de jovens estudantes e atletas.

“Todos os atletas que participam do Jogos da Juventude e que conseguem bons resultados nós buscamos entrar em contato com pessoas dentro do meio do esporte que possam ajudar em suas carreiras profissionais. Produzimos um ranking e que por ele os atletas podem se tornar mais conhecidos e pleitear bolsas atleta, por exemplo”, revela o superintendente.

Leia mais: