O Produto Interno Bruno (PIB) do Estado de Goiás cresceu 2,2%, em 2019. Além disso, o Estado registrou resultados positivo em todos os três setores da economia goiana, que são agropecuária, indústria e serviços, conforme estudo divulgado pelo Instituto Mauro Borges (IMB). Os resultados são em comparação com o ano de 2018.

Leia mais:

Segundo a análise do IMB, Goiás fechou a composição setorial do PIB com incremento de R$ 7,3 bilhões. O desempenho dos setores que compõem o conjunto produtivo do Estado representa, também, uma possível recuperação econômica, considerando a queda em 2018, de 1,4%. Vale ressaltar que esses dados são de antes da pandemia de Covid-19.

Um destaque sobre o PIB de Goiás em 2019 é que o Estado teve quase o dobro de crescimento em relação ao PIB nacional na mesma época. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil teve variação de 1,2%, enquanto Goiás teve 2,2% no mesmo período.

Com o crescimento, o Estado fica na 9ª posição no ranking entre todas as unidades da federação. A indústria foi o setor com melhor resultado, com registro de variação positiva de 2,9%; seguida por serviços, com 1,9%; e agropecuária, com 1,4%.

Leia mais: