Para incentivar a participação das mulheres na política, o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás promoveu o debate TRE Mulheres 2022. O evento debateu os problemas enfrentados por parlamentares mulheres nos espaços políticos.

Assista a reportagem completa:

Para a secretária de Gestão de Pessoas do TRE-GO, Milena Jorge Gonçalves, a participação feminina em cargos públicos precisa ser estimulada.

“Precisamos que a mulher participe mais da política, incentivar a ocupar cargos públicos, porque a representatividade feminina ainda é muito baixa. E com esse intuito queremos fortalecer e dar condições para que a mulher participe mais da política”, disse.  

No Brasil, 52% da população são mulheres. No entanto, a participação na política não chega nem perto desse número. Em Prefeituras, representam só 12% do total. No congresso, somente 15% são mulheres. Entre os 27 governos estaduais só há uma mulher.

A violência política foi um dos assuntos debatidos no evento. Segundo a ONU, 82% das mulheres que estão no parlamento já sofreram violência psicológica. 40% delas afirmaram que a violência atrapalhou sua agenda legislativa.

Além da Lei Eleitoral, que obriga os partidos políticos a destinarem no mínimo 30% dos recursos públicos para campanha eleitoral às candidaturas femininas, há também propagandas publicitárias que buscam encorajá-las na política. Essa medida inclusive é prevista pela lei eleitoral desde 1997.

Leia mais: