Em entrevista ao site da FiFa, o ex – jogador Lothar Matthäus disse que as equipes comandadas por Dunga e Diego Maradona são alvos a serem batidos na Copa do Mundo que será disputada na África. Matthäus lembra, durante a sabatina, que os principais jogadores da atualidade jogam nas duas equipes citadas. Destaque do futebol mundial nas décadas de 1980 e 1990, o alemão Lothar Matthäus disse hoje (07/06), em entrevista a jornalistas da FIFA que os times sul – americanos são, em sua opinião, favoritos a conquistar a Taça.

Atualmente comentarista de uma TV alemã o ex- atleta ainda destaca o potencial da Espanha. “A Espanha, atual campeã europeia, o Brasil, atual campeão da Copa das Confederações, e a Argentina são as minhas principais apostas. Os melhores jogadores do mundo estão nessas equipes. A Holanda também tem atletas de qualidade, mas, à exceção de 1974 e 1978, nunca conseguiu brilhar em uma Copa do Mundo. O país tem uma tendência a se autopromover, e isso se reflete no desempenho da seleção deles”.

Sobre a seleção alemã Matthäus não demonstrou muita confiança. Sem Ballack, que foi cortado da Copa devido uma contusão, Matthäus diz que é difícil arriscar uma previsão. “É difícil ter uma ideia boa de longe. Com certeza, a preparação não foi perfeita. Com a contusão de Michael Ballack, perdemos um importante líder para o torneio. Além disso, os jogadores do Bayern se juntaram muito tarde ao grupo”.

Questionado sobre a seleção africana, anfitriã do Mundial, o ex- jogador destacou o trabalho de Parreira no comando técnico, mas disse que os atletas não têm nível para disputar uma copa. “Pelos jogadores que tem, a África do Sul é a seleção mais fraca. Embora os sul-africanos tenham um bom técnico, também é preciso ter atletas de qualidade. Obviamente, eles têm a vantagem de jogar em casa. Espero que consigam passar da fase de grupos, mas será uma tarefa difícil.

Matthäus não acredita na África do Sul, mas espera algo mais dos demais times africanos. ”Quanto às outras seleções africanas estou mais otimista. Elas têm jogadores que atuam nas principais ligas da Europa. Espero ver uma seleção africana nas semifinais. Há algumas equipes nas quais tenho mais confiança, mas prefiro não fazer previsões. Em geral, espero uma Copa do Mundo cheia de surpresas, o que inclui favoritos sendo eliminados prematuramente”.