(Reuters) – A derrota por 7 x 1 para a Alemanha, com cinco gols nos primeiros 29 minutos e uma atuação desastrosa nesta terça-feira, no Mineirão, acabou com o sonho brasileiro de conquistar o título mundial em casa.

Veja o que personalidades do mundo do futebol disseram sobre a derrota trágica da seleção brasileira:

RONALDO, CAMPEÃO MUNDIAL EM 2002 E 1994

“A seleção jogou muito mal, os jogadores sentiram muito, mas acho que tudo parte da formação tática errada que iniciou o jogo. Estou atordoado. A maneira como o Brasil jogou, como tomamos os gols, como fomos eliminados. É um dia muito triste para o futebol brasileiro. É difícil buscar forças.”

RICARDO ROCHA, CAMPEÃO MUNDIAL EM 1994

“Quero em público defender os jogadores, eles são os menos culpados disso tudo. É uma equipe jovem, com jogadores muito jovens e de muita qualidade. O resultado é tão largo, tão difícil de esquecer, é a maior catástrofe do futebol brasileiro de todos os tempos. A derrota para o Uruguai, ali foi uma final, 2 a 1, mas essa foi humilhante em todos os aspectos.”

FRANZ BECKENBAUER, CAMPEÃO DO MUNDO COMO CAPITÃO E TÉCNICO DA ALEMANHA

“O que foi aquilo? Difícil de acreditar.”

OLIVER KAHN, EX-GOLEIRO DA SELEÇÃO ALEMÃ

“Não sei o que os rapazes do Brasil estão carregando nos ombros. A gente os vê chorando antes do jogo e depois do jogo. Esse time não tinha experiência para lidar com a pressão de um grande torneio como esse em seu próprio país. Eles desabaram emocionalmente hoje por completo.”

BELLETTI, CAMPEÃO DO MUNDO EM 2002

“Desentrosamento defensivo. Seis jogadores na defesa que nunca jogaram juntos e treinaram quase nada contra um ataque espetacular. Difícil. A seleção é muito jovem, sentiu.”

RIVALDO, CAMPEÃO DO MUNDO EM 2002

“Eu ainda não estou acreditando no que aconteceu, foi muito triste mas Deus é Deus e sabe de todas as coisas, força para todos os jogadores e para todos os brasileiros. Agora vamos pensar no nosso país em outubro (eleições), pois a vida continua.”

NETO, EX-JOGADOR DA SELEÇÃO BRASILEIRA

“Não foi qualquer derrota. Levamos um baita chocolate do bom time do técnico Joachim Loew. Um sonoro 7 x 1, a maior goleada sofrida pelo Brasil em toda a história dos Mundiais. E com toda a sinceridade não consigo culpar esses jovens jogadores que fizeram o melhor dentro de campo.”

CASAGRANDE, EX-JOGADOR DA SELEÇÃO BRASILEIRA

“É triste. A seleção fez uma péssima partida. Acho que nunca mais vou ter a possibilidade de ver uma partida tão ruim como essa. A verdade é que o Brasil não fez uma boa Copa. O primeiro time de peso que o Brasil enfrentou foi a Alemanha. Errou na escalação e acabou tomando aqueles quatro gols em dez minutos no primeiro tempo.”

JUNINHO PERNAMBUCANO, EX-JOGADOR DA SELEÇÃO BRASILEIRA

“Para quem acha que futebol é brincadeira e sorrisos, futebol é trabalho diário e respeito aos adversários. Jogar conversa fiada é fácil.”