Vereadores que formam grupo majoritário entre os considerados eleitos em Goiânia têm conversado diariamente, em maiores ou menores reuniões, para articular a eleição para a Mesa Diretora da Câmara Municipal, que ocorrerá na tarde do dia 1º de janeiro.
Os cerca de 21 parlamentares são da base do prefeito eleito Maguito Vilela e incluem o grupo liderado pelo atual presidente, Romário Policarpo (Patriota), mas tem sido protagonizado pelos ex-presidentes Anselmo Pereira e Clécio Alves (ambos do MDB).
Os dois conhecem o processo de negociação e mantêm esforço hercúleo para manter a discrição das conversas e evitar que sejam tratados publicamente como favoritos, faltando longos 24 dias para a votação em plenário na abertura da nova legislatura.
“Hoje temos um grupo maior, que fica perto de eleger o presidente, mas tem muito tempo ainda pela frente e qualquer favoritismo pode resultar em articulações fora da nossa conversa e tirar alguém do nosso grupo”, alerta em off um vereador eleito.
Clécio e Anselmo pretendem manter as conversas para união do grupo de, na última hora, decidir quem seria o candidato à presidência. O presidente, Romário Policarpo, no entanto, corre por fora e pode aparecer como alternativa às vésperas da votação.

Novo capítulo
O presidente regional do PSDB, Jânio Darrot, respondeu em nota as críticas da secretária da Economia, Cristiane Schmidt. A economista concedeu entrevista exclusiva à Sagres 730 e rebateu alegações feitas pelo do ex-governador Marconi Perillo em reunião do PSDB na última semana.
Comparação
Jânio defendeu no texto o suposto legado do partido em Goiás, não respondeu, por exemplo, sobre o atraso da folha de pagamento dos servidores no fim de 2018, como questionado pela secretária. O prefeito de Trindade comparou os dois primeiros anos da gestão de Ronaldo Caiado com os anos de 1999 e 2000 – primeiro biênio depois da eleição de Marconi em 1998.
Primeiros anos
Na nota, o presidente do PSDB apontam que a gestão pagou dois meses e meio de folha do funcionalismo em atraso, além de pagar adiantados os salários de 13º no mês do aniversário. Ainda cita que a dívida de Goiás com a União foi reduzida em R$ 10 bilhões e que as contas ficaram em dia, sem operação de crédito, já que novos empréstimos estavam proibidos em razão da adequação à nova LRF.
Conclusão
Também citado por Marconi no discurso da últimas semana, o senador Jorge Kajuru nega a tal “armação política em 2018. “Que tramóia?”, questiona. “Eu não tramei nada contra. A população de Goiás que viu que era hora do ‘basta’ e ele ficou em 5º lugar (na eleição para Senado), que ele merece. E nunca mais voltará a política de Goiás se Deus quiser. Porque o goiano descobriu quem é Marconi Perillo. Que eu descobri em 1999″, conclui o senador.
Derrubado
Vereadores em fim de mandato derrubaram veto do prefeito Iris Rezende a projeto do vereador Zander Fábio (Patriota) que pretende proibir a comercialização de cães e gatos em pet shops, lojas de rações, lojas agropecuárias e similares.
Economia
No veto, o prefeito justifica que a medida pode causar grande impacto econômico para comerciantes, inclusive lojas de insumos para os pequenos, médios e grandes proprietários e empreendedores rurais do Estado. Para Zander Fábio, a proposta pode incentivar mais pessoas a adotar cães e gatos de abrigos que resgatam e assistem animais.
Protagonismo
Com a coordenação de Daniel Vilela e ausência do vice-prefeito eleito, Rogério Cruz, a comissão de transição na prefeitura de Goiânia terá sua primeira reunião nesta terça-feira (08), às 9h, no Paço Municipal.