João Afonso defendendo o Gil Vicente (Foto: Reprodução/Instagram)

Volante do Goiás Esporte Clube na temporada 2018 e no início de 2019, João Afonso está jogando pelo Gil Vicente, do Campeonato Português da primeira divisão. Direto da cidade de Barcelos, que fica na região norte de Portugal, aceitou bater um papo com o repórter André Rodrigues, da Sagres 730, e deu detalhes de como tem sido o isolamento por causa do coronavírus.

“Basicamente a gente fica só em casa, minha esposa está grávida e temos um filho pequeno. Eu que saio pra ir no mercado e na farmácia. Estamos nos cuidando bastante, pois não sabemos muito sobre esse vírus”, disse João Afonso, que elogiou as medidas de proteção tomadas pelo governo e também a consciência dos portugueses.

“Tá agindo de uma maneira boa na medida do possível. Em meados de 15 de março, quando estourou a pandemia, o governo aqui fechou tudo, só ficou supermercados e farmácias que são serviços essenciais. Pessoal aqui é bem consciente e isso controlou bastante”.

Quanto às condições oferecidas pelo Gil Vicente, que até a paralisação do futebol era o 9º colocado no Campeonato Português, João Afonso não tem do que reclamar.

“O clube tá dando todo respaldo necessário neste momento. A gente estava treinando em casa, mas no início desse mês eles deram férias pra gente e vamos ver como vai ficar. Ainda não tem uma definição sobre apresentação”, explicou o volante.

Assim como no Brasil, os clubes perderam receita em Portugal, motivo pelo qual negociam uma redução salarial durante a pandemia. Para João Afonso, algo necessário e que está sendo bem conduzido.

“Com relação aos salários, tá tudo em dia. O clube está negociando com o grupo uma redução durante a pandemia e quando passar isso, vão nos ressarcir, já que dependem de cotas de televisão e outras receitas. Acho que precisamos de um consenso, pois ninguém gosta de ficar sem receber, mas também não adianta a gente comprar uma briga agora e daqui a dois meses, virar uma bola de neve e o clube não conseguir. Se cada um abrir mão um pouquinho, fica bom pra todo mundo”.

joao afonso goias
João Afonso com a camisa do Goiás (Foto: Rosiron Rodrigues/GEC)

Com 23 jogos, 15 como titular, entre o Campeonato Português e a Taça da Liga, João Afonso, que está com 26 anos, fez questão de ressaltar o bom momento, e que mesmo longe de casa, sem jogar, não pensou em voltar para o Brasil.

“Em nenhum momento pensei em voltar para o Brasil. Tô muito feliz aqui com a minha família. Estamos adaptados, gostamos muito do país e nos sentimos protegidos. Poucas pessoas nas ruas, nos supermercados, sem aglomeração, e isso tá facilitando bastante”.

Ouça na íntegra a entrevista de João Afonso na Sagres 730:

{source}
<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/806800402&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe><div style=”font-size: 10px; color: #cccccc;line-break: anywhere;word-break: normal;overflow: hidden;white-space: nowrap;text-overflow: ellipsis; font-family: Interstate,Lucida Grande,Lucida Sans Unicode,Lucida Sans,Garuda,Verdana,Tahoma,sans-serif;font-weight: 100;”><a href=”https://soundcloud.com/sagres730″ title=”Rádio Sagres” target=”_blank” style=”color: #cccccc; text-decoration: none;”>Rádio Sagres</a> · <a href=”https://soundcloud.com/sagres730/entrevista-joao-afonso-ex-volante-goias” title=”Entrevista João Afonso – Ex-Volante Goiás” target=”_blank” style=”color: #cccccc; text-decoration: none;”>Entrevista João Afonso – Ex-Volante Goiás</a></div>

{/source}