Em um mundo cada vez mais competitivo, fazer várias funções ao mesmo tempo poder ser uma habilidade bastante interessante. Fazer bem e com agilidade, reflete no aumento de produtividade de um colaborador numa empresa. Isso é bom, mas requer limite, a falta de cuidado com as multitarefas e telas pode refletir no aumento da ansiedade.

A psicóloga e especialista em Liderança e Gestão Empresarial, Camila Paiva, explica que o Brasil é o país com maior quantidade de pessoas ansiosas do mundo. Ela ressalta que nós precisamos a reacostumar com uma série de questões.

“A gente precisa dar um passo atrás e reacostumar a não lidar com tantos estímulos de uma vez só, porque isso potencializa a ansiedade e o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas do mundo”, afirmou.

Multitelas

Camila Paiva relata que um ritmo mais forte, com multitarefas e com várias telas no celular requer cuidado. Há limites a serem colocados no corpo para que ele não pare.

“Se a gente não para o corpo não para a gente. A gente vem cada vez mais em ritmos de vida mais acelerados, a gente se habitou a fazer várias coisas ao mesmo tempo. A gente está no celular respondendo alguém, a gente está fazendo outra coisa, dirigindo, fechando um relatório”, destacou.

A especialista relatou que nos dias atuais o nosso corpo e a nossa mente trabalham com bastante intensidade.

“Se a gente continua forçando o nosso corpo e a nossa mente a ritmos extremamente elevados, o tempo todo fazendo três, quatro, cinco coisas de forma instantânea, se a gente não para o corpo para a gente. Eu venho recebendo essa demanda tanto nas empresas, como no consultório, uma queixa mais frequente de maior cansaço, de maior extensão, e isso é muito fruto, é resultado da forma com a que a gente vive hoje”, disse.

Repense

O tema Ansiedade foi tratado durante a Arena Repense desta quarta-feira (5). O programa fomenta o debate com jovens aprendizes sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas.

Assista o programa

Este conteúdo está alinhado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas, ODS-3, Saúde e Bem-Estar.

Leia mais

Cientistas usam inteligência artificial para analisar postagens e prever ansiedade e depressão

Covid-19: ansiedade e depressão estão entre principais sequelas cerebrais da pandemia