Sagres em OFF
Rubens Salomão

Fachin julgará ação contra convenção que abriu portas do Patriota à família Bolsonaro

Parte da cúpula do Patriota acionou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra ações do presidente do partido, Adilson Barroso, por acusação de irregularidades na convenção nacional, ocorrida nesta segunda-feira (31) e que anunciou a filiação do senador Flávio Bolsonaro à sigla. A ação é assinada pelo vice-presidente, Ovasco Resende, o secretário-geral e comandante da sigla em Goiás, Jorcelino Braga, e outros seis integrantes do partido.

Ouça a coluna Sagres em OFF:

Todos acusam o presidente do Patriota de convocar convenção sem divulgação prévia, ‘às escondidas’ e de alterar a composição do colégio eleitoral no sistema do TSE para garantir maioria na votação que alterou o estatuto e favoreceu a entrada dos Bolsonaro, tudo isso sem comunicar os correligionários. Em vídeo da convenção, Adílson Barroso não dá ouvidos ao contraditório e realiza votações simbólicas para garantir o controle do partido ao presidente Jair Bolsonaro.

A ação foi distribuída à relatoria do ministro Edson Fachin e acusa Adilson Barroso Oliveira de “praticar atos individuais e abruptos na gestão de um partido de caráter nacional”. “Pretendendo alterar o colégio eleitoral da convenção nacional, suprimindo votos desinteressantes e inserindo votos a seu favor, o Presidente Nacional Adilson Barroso Oliveira também suprimiu as Direções Estaduais que pugnavam pela tomada desta decisão de modo democrático e com ampla publicidade nas fileiras partidárias”, prosseguem.

Foto: Votação simbólica que aprovou filiação do presidente Jair Bolsoanro ao Patriota. (Crédito: Reprodução)

Ao mérito

Os integrantes da cúpula derrotados na convenção afirmam na ação que não são contrários à filiação do grupo político do presidente Bolsonaro, mas sustentam que a decisão sobre sua entrada no partido deveria ter sido tomada de modo democrático.

Foto: Presidente do Patriota em filiação do senador Flávio Bolsonaro ao partido. (Crédito: Divulgação)

Negativa

Eles dizem que a Comissão Executiva e o Conselho Político Nacional do partido chegaram a convocar o presidente da sigla para firmar uma diretriz nacional sobre o tema, mas enfrentaram resistência. O pedido da ação é para suspender os atos do presidente do Patriota.

Aproximação

O governador Ronaldo Caiado (DEM) incluiu ontem na agenda visita ao escritório político de Iris Rezende (MDB), no Setor Oeste, em Goiânia. Voltaram a ter conversa reservada, mas a pauta inclui, efetivamente, articulação de Iris para aproximação entre Caiado e o presidente regional do MDB, Daniel Vilela.

Desencontro

Havia a previsão de que Iris mediasse, ontem mesmo, a conversa entre os dois. No entanto, Daniel tinha viagem agendada a São Paulo e não compareceu, ainda. É que o próprio ex-deputado federal admite manter diálogo com o governador e que a conversa entre os três deverá ocorrer “mais para frente”.

Novo comando

Reunião do Conselho de Administração da Celg Participações definiu que José Fernando Navarrete passa a acumular a presidência da Celg Par e da Celg GT, com a saída de Lener Jayme. Navarrete foi auxiliar do ex-governador Marconi Perillo (PSDB) em vários cargos, como na Celg D e Secretaria de Fazenda.

Contrato

A prefeitura de Goiânia adiou processo que ocorreria na sexta-feira (28) e começou ontem a receber propostas para novo contrato de serviços laboratoriais e análises clínicas. O pregão eletrônico recebe propostas até o dia 15 de junho e escolherá empresa para realizar exames RT PCR e testes rápidos de covid-19.

Encontro

O deputado federal e líder do PSL na Câmara, Major Vitor Hugo, promove hoje e amanhã, nesta que é a Semana do Meio Ambiente, o Simpósio “Desafios ao equilíbrio entre a preservação ambiental e desenvolvimento econômico: os casos do agronegócio, do saneamento e da mineração”, que será realizado no Centro Cultural Oscar Niemayer, em Goiânia, com a participação do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

Setor produtivo

O evento é resultado de parceria do parlamentar com o Sindicato dos Condomínios e Imobiliárias de Goiás (Secovi) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio). Tem ainda apoio da Associação Pró-Desenvolvimento Industrial de Goiás (ADIAL), do Sicoob-Goiás, ACIEG e Codese.

Presença

Foram convidados o governador Ronaldo Caiado e o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz. Haverá ainda participação da presidente da Comissão do Meio Ambiente na Câmara Federal, Carla Zambelli (PSL/SP), além da deputada federal e presidente da Comissão de Agricultura, Aline Sleutjes (PSL/PR). Os ministros das Minas e Energia, Bento Albuquerque, e do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho vão participar do evento por vídeo.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.