O Brasil tem 33 milhões de pessoas passando fome, conforme pesquisa divulgada pela Ação da Cidadania, rede nacional de entidades que atuam em conjunto em questões de insegurança alimentar e redução da miséria. Em entrevista à Sagres, o diretor-executivo da ação da cidadania, Rodrigo “Kiko” Afonso, explicou que esse número é resultado da falta de políticas públicas por parte dos governos recentes.

“Hoje, infelizmente, o Brasil atingiu o pior número da fome da história. Além das mais de 33 milhões pessoas em situação de insegurança alimentar grave, que é a fome, há mais 65 milhões de brasileiros com alguma restrição alimentar”, detalhou Kiko, que ainda afirmou que a Covid, apesar de contribuir, não é a verdadeira causa para o crescimento do problema.

Ouça a entrevista completa:

A Ação da Cidadania realiza até esta quinta-feira (23), o Encontro Nacional Contra a Fome, com o objetivo de mostrar dados para entidades presentes para a criação de ações em cada região do país. “A ideia é sair do evento com um conjunto de propostas para que os governos tenham insumos para pensar políticas públicas que possam, de fato, reduzir a fome a zero no Brasil e de maneira rápida”.

Rodrigo apontou para o fato de que crianças de 0 a 6 anos são mais atingidas pela fome, pois ficam com uma deficiência cognitiva e física diante da falta de vitaminas essenciais para o desenvolvimento nessa idade. “A gente já tem seis anos desde 2016 até aqui, uma geração inteira de crianças vai sofrer a chaga da fome para o resto da vida. Quantos anos mais a gente vai ter que esperar até que o governo admita o que estamos vendo todos os dias nas ruas?”, questionou.

Para conhecer mais sobre o projeto, basta acessar o site www.acaodacidadania.org.br. Hoje a Ação da Cidadania realiza a campanha de arrecadação Brasil sem fome e para doar é só entrar no www.brasilsemfome.org.br. “Quem puder doar, cada real doado vira um prato de comida. Qualquer doação é muito significativa para quem está com fome”.

Leia mais:

Assista a entrevista no Sagres Sinal Aberto: