A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) está com inscrições abertas para a 22ª edição da mostra de projetos que vai ocorrer em 2024. Maior feira de ciências do país, a Febrace é um estímulo ao jovem cientista. Então, ela contempla estudantes matriculados no 8º ou 9º ano do ensino fundamental, no ensino médio ou técnico de instituições públicas e privadas que tenham no máximo 20 anos. 

As inscrições estarão abertas até 18 de outubro de 2023 pela plataforma minha Febrace. Assim, a organização prevê etapas do processo online e presencial. Desta forma, os estudantes podem escolher como participar da Feira, sendo possível apresentar projetos individualmente ou em grupos de até três estudantes. É necessário um professor orientador. 

Ademais, a Febrace abrange todas as áreas das Ciências: Exatas e da Terra, Biológicas, da Saúde, Agrárias, Sociais e Humanas e Engenharias. Logo, os projetos precisam enquadrar-se em uma das áreas do conhecimento.

Seleção

A primeira seleção será realizada por professores universitários e pesquisadores de universidades e centros de pesquisa de todo o país. Nesta etapa, os profissionais vão selecionar 500 projetos inscritos para a semifinal. 

Os critérios da avaliação são: criatividade e inovação; conhecimento científico do problema; forma de levantamento de dados e condução do projeto; profundidade da pesquisa, clareza na apresentação da documentação do projeto e na apresentação oral.

Então, dos 500 projetos, 200 serão selecionados a partir dos critérios para a Mostra Presencial de Projetos, na Universidade de São Paulo, no campus da Cidade Universitária, no bairro Butantã, em São Paulo, entre 18 a 22 de março de 2024.

Mostra em 2024

A Mostra Presencial de Projetos ocorre durante uma semana com palestras e workshops. Os estudantes dos 500 projetos semifinalistas poderão apresentar suas ideias e propostas ao público. No entanto, a avaliação será somente para os projetos finalistas, com as definições de primeiros, segundos, terceiros e quartos lugares de cada categoria.

Os vencedores receberão troféus, medalhas e certificados. Mas também premiações de instituições públicas e privadas voltadas a cada área do conhecimento. Os prêmios podem ser bolsas de estudo, estágios, equipamentos eletrônicos, visitas técnicas e credenciais para feiras nacionais e internacionais. 

A maior premiação da Febrace envolve a escolha de nove projetos para a Regeneron ISEF (International Science and Engineering Fair), maior feira pré-universitária do mundo que ocorrerá em maio de 2024, nos Estados Unidos.

Leia mais: