O Dia Mundial da Limpeza 2023 será realizado neste sábado, 16 de setembro. A celebração da data começou na Estônia em 2008, quando 50 mil pessoas do pequeno país do norte da Europa se reuniram para limpar todo o território em apenas cinco horas. Então, este ano o evento chega como um chamado global para deixar o planeta mais limpo e saudável. As atividades em Goiânia serão na Praça Universitária.

As atividades de Goiânia são organizados pelos movimentos Ideias Urbanas e Coletivo Goiás Lixo Zero. Filemon Tiago é bioarquiteto e urbanista e um dos responsáveis pelo Dia Mundial da Limpeza em Goiânia. Assim, ele explicou que o evento tem como objetivo “promover a conscientização sobre a importância da limpeza e preservação do meio ambiente”. 

“Este dia tem várias implicações e importâncias, como a conscientização ambiental. O Dia Mundial da Limpeza serve como um lembrete para as pessoas sobre a importância de manter o meio ambiente limpo e saudável. Ele ajuda a educar as pessoas sobre os impactos negativos da poluição e do lixo no meio ambiente e na vida das pessoas”, contou Tiago.

Atividades em Goiânia

O bioarquiteto contou que o evento sempre é realizado na terceira semana de setembro em todo o mundo. Em Goiânia, os organizadores esperam reunir mais de 500 pessoas numa passeata pelas ruas da cidade. De acordo com Filemon Tiago, a iniciativa pretende “impactar a sociedade que precisa repensar nosso modo de vida”.

“Teremos várias ONGs, cooperativas, sociedade civil organizada e empresas juntos conosco. Teremos apresentação musical com a banda do Corpo de Bombeiros, Coró de Pau, Bloco da Vila Lume. E ainda teremos oficinas de compostagem, feira ecológica, troca de lâmpadas, drive thru de recicláveis com as cooperativas de Goiânia e Defensoria Pública prestando serviços. Será um grande evento”, celebrou Tiago.

Cronograma

A passeata terá início na Praça Cívica, às 9h e tem como destino a Praça Universitária, local onde estão concentradas as demais atrações. Mas a programação geral será de 09h às 14h, toda voltada para além de eliminar resíduos e conscientizar a população acerca dos hábitos de consumo desperdício.

Com a chegada da passeata, toda a programação ocorre até o horário previsto para o fim das atividades. Então, o evento terá passeio ciclístico, café da manhã sustentável, Feira Ecológica e a presença dos Direitos Humanos de Goiânia e Grupos de Mobilidade Urbana e Acessibilidade do município.

Ademais, a população pode levar os materiais recicláveis para o drive thru das Cooperativas de Goiânia e lâmpadas para troca com a Equatorial. Além disso, óleo usado na cozinha para a Saneago e trecos para a Comurg. A AMMA estará no local para doar mudas  e com a adoção de pets.

Outras atividades são: desfile cosplay, batalha medieval, concurso de desenho, oficina de compostagem, atrações musicais, atendimento jurídico com a Defensoria Pública do Estado de Goiás, grupos de escoteiros e doação de mudas hortaliças e medicinais.

Leia mais: