Depois da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decretar a paralisação das competições que estavam em andamento sob sua coordenação e em meio a indefinição sobre a continuidade o Campeonato Goiano por conta da disseminação do coronavírus, a Federação Goiana de Futebol (FGF) decidiu paralisar as competições quem envolvem as categorias de base no estado por tempo indeterminado. A decisão foi confirmada pelo presidente da entidade, André Pitta, à Sagres 730.

O Atlético venceu a Anapolina na estreia do Goianão sub-20 (Foto: Instagram/Dragão base)

Tanto o Campeonato Goiano sub-20 quanto o sub-17 se iniciaram neste final de semana e não terão realizada a segunda rodada. A categoria sub-17 ainda terá partidas nesta segunda-feira (16) e terça-feira (17) apenas para fecharem a rodada inicial. Os jogos que completam essa rodada são:

Atlético x Itumbiara no Abrão Manoel da Costa
Aparecida x Flugoiânia no CT Sussumo Taia
Canedense x Vianópolis no Plínio José de Souza

De acordo com a FGF existem alguns pontos importantes para a paralisação das competições de base e, neste primeiro momento, da continuidade do profissional:

– Calendário longo para realocar;
– As categorias de base possuem muito mais jogos que o profissional;
– O número de jogadores na base é consideravelmente maior que no profissional;
– A base joga nos centros de treinamentos, locais mais desprotegidos do que estádios;
– Não tem contrato e nem salários a serem pagos;
– A Federação Goiana de Futebol tem data suficiente para as categorias de base;
– Com a paralisação das categorias base, muitos atletas, staff e comissão técnica não frequentaram os CTs e não terão contato com os jogadores profissionais.

As categorias sub-13 e sub-15 que se iniciariam no meio de semana, não serão disputadas. Além disso, o Campeonato Goiano da Divisão de Acesso que teria início no mês de maio já foi adiado para um data que ainda será definida.