O ano escolar de 2022 foi marcado pela retomada das aulas presenciais depois do fechamento das escolas causados pela pandemia da Covid-19, sendo o primeiro ano com o calendário completo desde 2019. Foram vários os desafios enfrentados neste ano de volta às salas de aulas, como o atraso estudantil e a evasão escolar, que certamente vão ser mantidos para 2023.

Mas com fim do ano letivo, outra preocupação precisa ser observada.  Sabemos que, após o merecido descanso das férias, o retorno às aulas pode parecer mais difícil, já que a rotina no recesso é totalmente diferente do período escolar. Após a pandemia, um dos principais desafios e garantir que os alunos voltem às aulas no ano seguinte.

A Academia Norte Americana de Pediatria publicou um artigo sobre a importância do recesso escolar nos desenvolvimentos cognitivos, sociais, emocionais e físicos. O estudo analisou tanto os intervalos entre aulas, quanto o período de férias e apontou o recesso como peça fundamental para que a criança consiga fixar os ensinamentos transmitidos durante o semestre.

Neste período, é importante planejar o dia a dia e preencher o tempo livre das crianças com atividades que sejam produtivas. Comece criando uma rotina de horários similar aos dias de aulas, como acordar cedo, fazer as refeições em horários corretos, e principalmente estabelecer uma rotina de estudos.

Natureza

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, explorar o contato com a natureza estimula a curiosidade, a criatividade e propicia relaxamento durante a fase de desenvolvimento corporal, cerebral e emocional. Aproveite que outros amigos também estarão de férias e converse com os responsáveis para combinarem atividades em grupo, como práticas esportivas ou gincanas ao ar livre. 

As escolas e os professores também tem um papel muito importante nas transições de anos escolares. Um exemplo, é criar uma roda de conversa com os alunos sobre o ano que está acabando e pedir para que eles escrevam o que gostariam e o que não gostariam de levar para o próximo ano.

As atividades devem ser atrativas para a criança, portanto faça as escolhas de acordo com o interesse delas e também conforme a disponibilidade financeira e de tempo da família. Férias bem aproveitadas são aquelas que proporcionam descanso, ótimas recordações, melhoram a autoestima e recarregam as energias para voltar às aulas.

Leia mais: